Moïse Kabagambe — Não existem inocentes

Johnny Cesar
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 9, 2022
Arte: Vitória Camilly

Não sei se tenho pena ou nojo desses que se “recusam” a ver a verdade. Pra cada vendido que faz milhão tem 100 corpos iguais que vão pra sarjeta das formas mais cruéis possíveis, pouco importa que fulano comprou um carro de milhões ou que a beltrana tá na porra da Times Square, a honra do povo preto tá sendo dilacerada dia após dia em meio a essa montanha de corpos caídos ao chão.

Mas vocês ignoram e continuam se esforçando todos os dias pra tentar esquecer que são pretos, se matam pra conseguirem um lugar de destaque nesse sistema que todos sabem que só serve pra nos matar e ainda tem a cara de pau de pagar de comovido quando um irmão é assassinado. Não existem inocentes, todos os pretos são igualmente culpados pela morte dos seus iguais.

Pode gritar “fogo nos racistas” o quanto quiser do alto do seu castelo de areia no mundo branco, enquanto essa porra for só um slogan os nossos vão continuar a ser explorados e assassinados todo dia e não tem #, nota de repúdio ou manifestação que impeça. Não adianta chorar, não adianta se deixar cegar pelo ódio, ir pedir justiça de políticos ou fazer número em manifestação. Nenhum deles se comove, a linguagem desses insetos é através do poder e só quando o tivermos vai existir conversa.

Todo mundo sabe o que acontece quando morre um porco em qualquer quebrada e só é assim porque a polícia tem poder pro revide, tanto pra fazer, quanto pra encobrir os que fizeram. Enquanto não tivermos poder pra fazê-los pagar de alguma forma, nada vai mudar.

Na lei da savana ninguém vence ou perde sozinho. É tão óbvio que instintivamente até os animais ditos “irracionais” sabem. Um búfalo com sua manada é muralha, sozinho, é presa.

Um preto está organizado ou está morto.

“Até que África seja livre, nenhum africano em qualquer lugar do mundo será respeitado.”

“Onde quer que o homem negro esteja, ele nunca será respeitado até que África seja uma grande potência.”

Marcus Garvey

--

--