Não é sobre perfeição

Akinwunmi Bandele
revistaokoto
Published in
2 min readSep 21, 2022

--

Das diversas coisas que aprendi antes e após inauguração dos Kilûmbus Marcus Garvey e Malcolm X é que pra ser Òkòtó não significa ser perfeito. Òkòtó é puro suco de homens e mulheres trabalhadores, e a gente entende que pra construir uma obra pode rolar de faltar um material, que erros de cálculo podem acontecer, mas o que é mais importante nisso tudo? Não desistir!

Se você ignorar que tem falhas, se você não se der o benefício da dúvida, você vai cair na perigosa armadilha de que você é perfeito. Ignorar suas falhas vai retardar sua evolução e ai sim surge o problema, que é quando você não está disposto a melhorar pra melhor servir na construição da comunidade.

Conta um itan que Oxaguian foi visitar o palácio em construção de Ogum e seus súditos responderam que ele estava em guerra. Oxaguian botou o palácio abaixo e disse “vocês podem construir um melhor”. E assim Oxaguian foi destruindo o palácio toda vez que ia visitá-lo e Ogum estava guerreando, e seus súditos construíram um palácio melhor que o outro.

Quanto melhor estivermos no individual, melhor serviremos o coletivo, acaba que uma coisa leva a outra. Sempre existirá margem para sermos melhores do que já somos, a lição é não desistir.

Arte: Vitória Camilly

--

--

Akinwunmi Bandele
revistaokoto

Estudo e leciono História no nosso Instituto de História da Áfrika e sua diáspora do Kilûmbu Òkòtó.