Não dá pra cuidar da nossa mente fora da comunidade, não dá!

Ahangbé Ainá Ehioze Òkòtó
revistaokoto
Published in
3 min readSep 6, 2022

Mano, o papo é reto e sem curva : a psicologia é um mecanismo de fazer medíocre se sentir confortável em continuar no erro. É uma parada com um viés totalmente individualista/egoísta que não serve pro molde de viver em comunidade.

Fiquei pensando hoje sobre como a psicologia desorienta as pessoas pretas ( e aqui, a gente já sabe que é principalmente sobre cortar laços com o nosso Orí). Ao mesmo tempo que o terapeuta te faz ter a sensação de que você está assumindo seus erros, fraquezas e coisas a melhorar, ele não assume um lugar de responsabilidade nisso pra além do vínculo de profissional. Ou seja, no fim das contas é você tendo que lidar consigo próprio, você sendo seu juíz. Aí eu te pergunto: já viu algum juiz produzir prova contra si mesmo ? Eu não.

Daí entra numa lógica de que o nosso erro é justificável, de que a responsabilidade é daquilo outro e com o psicólogo ali como advogado. Maluquice!

Como eu vou saber se o que eu vejo sobre mim condiz com a realidade, se o que eu conto pra pessoa que tá ali me “ajudando” é só o que me convém ?

É nessas que eu vejo que tem uma galera aí que não quer melhorar de fato, não quer encarar o fedor da merda, quer botar perfume e flores na merda e seguir pleno.

Minha merda, minhas regras.

E mano, quando a gente resolve as coisas na comunidade, tem um tanto de gente (cada um com a sua visão) pra apontar o que eles vêem, pq eles vivem contigo e a parada não fica limitada só a o que você conta.

E outra, o papo tá fundamentado na nossa espiritualidade e cultura e não na visão de mundo dos brancos. Quando a gente resolve nossos problemas dentro da comunidade, é muito menos sobre jogar a responsabilidade no outro pq o outro sou eu também. Entendo que se eu não faço o que é minha responsabilidade, alguém vai precisar fazer a mais. E NÃO DA PRA FICAR DE BOA SABENDO DISSO. Se você fica de boa com uma parada dessas é pq você não se sente parte da comunidade, não te afeta e isso é individualismo.

Tá bom Misha, mas tu não é psicorga?

Sim, então pensa comigo: se eu que teoricamente teria o maior interesse em não pensar desse jeito tô vendo que não tem como sustentar a psicologia você imagina que o bagulho é Loko mesmo.

E eu tenho tido que lidar com essa contradição aí na plantation e é exatamente essa situação que me fez olhar pro que eu tô trazendo aqui. Perceber a forma como a cultura branca lida com seus próprios erros e problemas é um saco, mas também me ensina muuuuito a como não lidar com os meus. Com os meus problemas e erros e com os meus irmãos da comunidade.

Ajudar o bonde a estabelecer uma forma da gente se cuidar sem tornar esse cuidado um sistema de manutenção de erros é um objetivo grande e urgente.

O nosso abebé (espelho) é a comunidade, é nela que a gente deveria se enxergar porque nossos olhos devem sempre estar voltados pra ela. Se nossos olhos se voltam ao espelho que o colonizador nos apresentou, veremos só a nós mesmo.

Por Misha Òkòtó

--

--