Não existe Povo Feminino

Thabata Bernardes
revistaokoto
Published in
7 min readApr 5, 2021

Toda vez que eu repito essa frase, uma pessoa diferente brota na minha mente. Pessoas essas que ainda insistem em isolar homens pretos a sua própria sorte.

Já sabemos, ou deveríamos saber que a base da pirâmide foi um surto coletivo de 2016, e que hoje não cabe mais. E ainda assim todo dia aparece uma iniciativa oportunista para cooptar mulheres pretas e separá-las do homem preto.

Essa ideia que incutiram na mente da mulherada que o inimigo da mulher preta é o homem preto, foi e ainda é o plano perfeito para a nossa dominação. No tempo da escravização, os traficantes negreiros usavam como tática de dominação segregar povos africanos entre eles. Misturavam povos rivais, homens e mulheres de crenças e culturas diferentes, misturam mais velhos e mais novos. Tudo na tentativa de enfraquecer a resistência. E assim deixá-los fracos.

O dividir e conquistar!

Agora eles fazem o quê? Separam homens e mulheres, beneficiam a eugenia dando mais privilégios aos mais claros. Apoiam a interracialidade e por fim, matam homens pretos.

Esses planos deram certo lá, deram certo aqui, e vai continuar sendo assim até que se extermine de vez o homem preto, ou a perpetuação da negritude no mundo.

O projeto de eugenia se estabelece muito mais fácil entre mulheres e isso não é a toa, a dominação é mais fácil. E olha só, eu não estou aqui para apontar quem é palmiteiro ou não! Estou aqui lembrando como o processo acontece e acontece mais naturalmente entre as mulheres. Gostem ou não!

Homens pretos estão sendo demonizados secularmente, brutalizados, estereotipados e assassinados diariamente. Mulheres pretas, em contrapartida estão tendo ingresso nas universidades, em cargos de “poder”, em grandes projetos de inclusão e ascensão social.

Sendo assim, a probabilidade dela ingressar numa relação inter-racial é maior, muito maior que ao homem preto. Mesmo algumas negando e brigando por causa de meia dúzia de jogadores de futebol e artistas. A maior parte dos homens pretos não estão em ascensão social nem em projetos de inclusão.

Faz as contas aí rapidinho e me cita cinco homens que estão tendo a mesma notoriedade que a Dja Mila. Eu consigo fechar uma mão falando por alto de cinco mulheres pretas integracionistas que estão ascendendo social e economicamente por abordar pauta política de esquerda, feminismo e mais umas bizarrices aí.

Homem? Eu lembro agora só do Silvão, e mesmo assim ele tá lá na mão da Dja, se ele pisar fora da faixa, acabou pra ele! Os que estão buscando esse lugar ao lado delas, estão todos se emasculando, performando a tal masculinidade sutil e dissimulando um comportamento servil afim de chegar ao tão sonhado topo. Nesse naipe aí eu consigo citar cinco sem pestanejar!

Nesse aspecto é curioso pensar como esse sistema funciona. O branco financia a mulher preta que financia o homem branco que não demonstre perigo. Essa chancela filtra quem passa e quem não passa a fazer parte da nata preta da sociedade…

A mulherada ama falar em desigualdade de gênero, patriarcado e essas branquices todas. Mas tem umas coisas que eu nunca ouvi falar ~ vou até jogar o nome no Google pra ver se não sou eu que estou atrasada no papo, RS!

“Patriarcado Negro".

Você já ouviu falar?

Se já ouviu me fala aqui o que é, como funciona, porque eu joguei lá e tudo o que aparece é: Masculinidade Negra, Reinvenção do Homem Negro, A visão do Homem Negro por Ângela Davis, etc.

Não tem um tópico que fale de homens pretos tendo poder e/ou privilégios por serem homens pretos. E ainda assim há quem acredite na ladainha de que o homem preto desfruta do patriarcado muito mais que a mulher branca.

E você acha mesmo que antes de beneficiar o seu próprio povo o branco iria beneficiar o seu opositor?

Não tem um tópico que fale sobre patriarcado negro, nada, nem a palavra existe! E daí eu te pergunto: qual é o patriarcado que as minas pretas querem derrubar se estão todas se casando com homens brancos?!?!?

A mulher branca nunca quis derrubar o patriarcado, é só ver o que as motivaram a se rebelar: elas lutam para ter k mesmo que o homem branco e não para acabar com o que o homem branco faz… elas brigam, falam, mas depois voltam pra casa e dormem com o homem branco delas. O fato é que elas só queriam uma parte maior do que está proposto a elas.

Já as diferentonas que lutam contra o tal patriarcado ao lado das manas pretas, as que rompem com seus pares, ironicamente estão se relacionando com homens pretos, ora ora ora!

Será que a mulher branca já entendeu que ela tem mais poder de opressão que homens pretos e por isso escolhem se relacionar com quem não as oprimirão e assim não deixam de sofrer as demandas do tal patriarcado?! Será????

E será que ainda assim, elas decidiram deixar as manas pretas caírem nas mãos dos reais opressores? Será?!

Se alguém adivinhar ganha um doce!

Já pensou se as manas brancas assumissem que tem mais privilégio sob o patriarcado que os homens pretos? Seria uma guerra, ou um choro coletivo da mucaminha com a sinhá. E é por isso que elas ainda estão “lutando” com elas.

Eu tenho muitas dúvidas. Mas essa eu já escureci. A mulher branca já entendeu o jogo, tanto que já desfruta lá e desfruta cá!

Agora o porquê que mulher preta ainda tá nessa marola de lutar por gênero quando ainda não alcançou sequer o mesmo patamar que as manas brancas delas é o que eu não entendo.

Essa dúvida ainda paira no ar…

Todo dia eu vejo mina preta reclamando que o trabalho dela é uma loucura, que ela sofre assédio e racismo o tempo todo. Que tá louca por causa do orientador que não aceita nada que ela escreveu. Já teve umas duas vezes em que eu perguntei se a chefe delas eram mulheres e elas tomaram um susto, RS!

Porque poxas, como assim tu é feminista, luta por igualdade de gênero, tá sofrendo na mão de uma mina branca e ainda quer acreditar no feminismo caceta?! Com uma delas, eu fui mais longe e perguntei se a chefe dela era mais velha que ela, claro que eu já sabia a resposta. Mas fui lá dar o cutuque…

Essa aí está até agora zonza, a chefe dela é uma mulher branca, quase 10 anos mais jovem, não tem todas as graduações que ela tem e ainda assim, assedia ela moralmente. Mas isso não é sobre raça não, ela jura que é culpa do patriarcado ela!

Ela só se deu conta disso depois que eu detalhei. E ainda assim a doida veio falar que ela assedia porque também é assediada pelo chefe dela, olha a síndrome de Estocolmo aí!

Eu dei 10 pelo malabarismo, e lembrei ela que se o feminismo funcionasse mesmo, ela não estaria passando por isso. Daí ela teve mais um mini ataque, e no final me agradeceu.

Mas onde vamos parar com isso? No desconforto? claro, na real? com certeza! O feminismo negro tá ficando batido, redundante chato e entediante. Não tem mais pauta que o salve, tá tudo caindo por terra. É só ver o tanto de surfista mulherista que tem emergido aí.

E se ele não tá dando conta nem das minas que já alcançaram o 'oto patamar' imagina para geral?! Imagina só se o feminismo chegasse de fato na favela? Aí a desgraça do homem preto estaria completa!

Outra coisa que eu nunca ouvi falar também, é de iniciativas de impulsionamento exclusivo para homens pretos. Esse eu não joguei no Google, mas fui nas redes sociais de quem promove esse rolê tosco com mulheres pretas, e as respostas foram: “Eles deveriam se juntar e fazer como nós estamos fazendo", ouvi uma outra que falou que de vez em quando rola um bagulho desses para “todes", e aí eu perguntei se todes era masculino, levei um block, RS! Não tem e se tiver tá pela chancela da emasculação.

E já sabemos que um homem emasculado não é útil a uma comunidade, um homem que vive em um ambiente totalmente hostil e violento não pode e não deve ser emasculado, servil, indefeso.

O assunto é sério, e o pessoal ainda não se deu conta que se um lado sobe sem o outro, logo não vai ter o outro ao lado quando quiser exibir um amor preto. E aí não adianta reclamar se o Mumuzinho não casou com uma preta quando você também não casou com um preto viu?! O par da mulher preta é o homem preto, a eugenia e o genocídio é o plano para extirpar o corpo preto e sobretudo o homem preto. E isso segue acontecendo e se você ainda corrobora já passou da hora de repensar.

Não existe povo feminino!!!

Eu vou gravar essa frase em letras garrafais para as mulheristas, para as feministas arrependidas, e para as pretas surfistas não esquecerem que em África não existe separação. Se você quer mesmo viver a África, viva de forma honesta! Eu escrevo para que elas, ou para que vocês parem de querer transformar o Matriarcado em um Feminismo Africano. África não precisa de feminismo, assim como não precisa de Europa! A natureza mantêm o seu equilíbrio a partir do todo, assim nós enquanto comunidade precisamos do todo para viver em equilíbrio.

Não existe Patriarcado Africano, assim como não existe Feminismo Africano! E tudo isso não existe justamente porque em África a Matrigestão conta com homens e mulheres vivendo harmoniosamente, lado a lado. Cada povo a sua cultura, mas nunca um apartado do outro. Se você quer viver de forma africana, comece por aprender o que é povo, o que é comunidade. Não se constrói uma comunidade saudável sem a harmonia entre homens, mulheres e natureza.

Você pode até achar que homem não presta, mas antes de afirmar essa frase, racialize!

E memorize comigo: Não existe povo feminino!

Ilustração: Izaias Oliveira

--

--