Não sem uma última palavra

Arokin Akasia
revistaokoto
Published in
4 min readAug 11, 2021

Tradução do último discurso de Marcus Garvey antes de ir para a cadeia

“Eles trouxeram milhões de homens negros da África que nunca perturbaram a paz do mundo”

Entre os muitos nomes pelos quais fui chamado, fui apelidado por outro nome alguns dias atrás. O promotor público, com quem tenho contestado o caso pela minha liberdade e pela existência da Associação de Melhoramentos do Negro Universal, em seu apelo fervoroso, em seu apelo apaixonado aos senhores do júri na sexta-feira passada, gritou: “Senhores, você vai deixar o tigre solto?”

O tigre já está solto e está solto há tanto tempo que não é mais um tigre, mas há muitos tigres. O espírito da UNIA tem, felizmente para nós, feito um circuito do mundo, na medida em que danos causados ​​a qualquer pessoa, de forma alguma afetarão o grande número de membros desta associação ou retardarão seu grande programa. O mundo ignora o propósito desta associação. O mundo desconhece o alcance deste grande movimento, quando pensa que, abatendo qualquer indivíduo, pode silenciar permanentemente esta grande onda espiritual, que se apoderou das almas e dos corações e mentes de 4.000.000.000 de negros em todo o mundo. Nós apenas começamos; estamos apenas a caminho; acabamos de fazer a primeira volta na grande corrida pela existência.

“O mundo desconhece o alcance deste grande movimento, quando pensa que, abatendo qualquer indivíduo, pode silenciar permanentemente esta grande onda espiritual”

Arte: Izaias Oliveira

Aqueles de vocês que têm observado eventos nas últimas quatro ou cinco semanas com olhos e percepções aguçadas não chegarão a nenhuma outra conclusão senão esta — que através do esforço para estrangular a Associação Universal de Melhoramentos do Negro — através do esforço para silenciar Marcus Garvey — há um desejo louco, há um grande plano para derrubar permanentemente o Negro nesta civilização e nas civilizações futuras. Mas o mundo está redondamente enganado. O negro não pode mais ser abatido; ao rebaixar o negro, vocês apenas derrubam os pilares da criação, porque 400 milhões de negros estão determinados a [ser] um homem, a tomar um lugar no mundo e manter esse lugar. O mundo está tristemente enganado e rudemente chocado ao mesmo tempo. Eles pensaram que o novo negro se dobraria; achavam que o novo negro estava apenas blefando e exibia a característica do velho negro quando empurrado para o canto ou contra a parede. Se você quer ver o novo negro lutar, força-o contra a parede, e quanto mais perto ele se aproxima da parede mais ele luta, e quando chega na parede fica ainda mais desesperado.

O que o mundo pensa … que estamos voltando a sessenta anos atrás na América … voltando a oitenta e cinco anos atrás nas Índias Ocidentais … voltando a 300 anos atrás na África? O mundo ficará louco se eles se permitirem esse pensamento. Não vamos voltar; estamos avançando … em direção à emancipação de 400 milhões de almas oprimidas; para a redenção de um grande país e o restabelecimento de um governo maior.

Garvey acaba de começar a lutar; Garvey ainda não deu sua primeira exibição de suas proezas de luta. Homens, queremos que compreendam que esta é a era dos homens, não dos pigmeus, não dos servos e peões e cães, mas os homens e nós que fazemos parte da Associação Universal de Melhoramentos Negros refletimos a nova masculinidade do Negro. Sem medo, sem intimidação, nada pode amedrontar a coragem do Negro que se filia à Associação Universal de Melhoramentos Negros. A Universal Negro Improvement Association é leve, e entramos na luz de um novo dia; vimos a luz de uma nova criação; vimos a luz de uma nova civilização e seguiremos aonde essa luz nos leva.

Agora, entenda que esta é uma luta até o fim. Não estamos lutando contra este grande governo, porque todos os negros na América — todos os negros em todo o mundo — sabem que a maior democracia do mundo é a democracia americana; o maior governo do mundo é a república americana. Não estamos lutando contra a América; estamos lutando contra a hipocrisia e as mentiras, e vamos lutar até o fim. Agora, entendam bem, Marcus Garvey entrou na luta pela emancipação de uma raça; Marcus Garvey entrou na luta pela redenção de um país. Eu ouço o grito dos túmulos de milhões de meus antepassados ​​nesta hora, e vou respondê-lo mesmo que o inferno seja aberto antes de Marcus Garvey. Dos túmulos silenciosos de milhões que desceram para fazer de mim o que sou.

Eles não sabem o que estão fazendo. Eles trouxeram milhões de homens negros da África que nunca perturbaram a paz do mundo, e eles devem colocar uma luta constitucional, que escreverá uma página sobre a história dos assuntos humanos que nunca será apagada até o dia do julgamento.”

.

Como muitos sabemos, Marcus Garvey foi acusado de fraude nos correios e preso em Atlante durante poucos anos, antes de ir deixou por escrito essa mensagem para todos os colegas membros como um grande pai da população africana em diáspora, os acalmou e os encorajou a continuar a luta, como o grande líder que foi e que é. Pelo discurso você percebe que apesar de ter sido um obstáculo a prisão dele, não significou o fim da organização e era isso que os brancos da época acreditavam que aconteceria. Mas não!
Para tudo há saída e não é a prisão de um homem que impedirá uma nação de continuar seu propósito.

--

--