Na balança o que pesa de um lado deve pesar do outro

Dany Olamide
revistaokoto
Published in
2 min readJul 12, 2022

No ultimo encontro do Itoju Ori falamos sobre medo e surgiu a questão do medo da forma de agir, medo de usar a agressividade, de ser desproporcional e também de causar problemas por não agir de forma pacifica.

Eu sei que tudo tem um custo seja ser pacifico demais ou agressivo demais.

Ser pacífico demais às vezes é deixar passar coisas que ferem seus princípios e extrapolam seus limites e você acaba carregando o peso que recebeu da situação ou pessoa e vai virando uma lata de lixo onde todo mundo coloca os restos, mas ninguém tira o lixo pra fora, chega uma hora que transborda e vai contaminando tudo o que esta ao redor.

Já ser agressivo “demais” só é um problema quando essa agressividade não esta sendo direcionada pro lugar certo, onde eu vou escolher usar essa agressividade? Pra quem eu devolvo essa raiva depositada em mim??

O perigo da agressividade e da violência é quando isso se torna um estado mental e você perde o controle de onde e com quem usar.

Ser ríspido é uma coisa, agressivo é outra.
Ser firme é uma coisa, violento é outra.

Digo isso pra mim mesma que muita vezes amorteço em algumas situações e me descontrolo em outras onde não cabe a agressividade.

Se um dos principios de Maat é justamente a reciprocidade em um mundo violento não é proporcional agir de forma pacífica o tempo todo.

Maat é a base sobre a qual devemos nos manter e devemos nos guiar pelos seus princípios que são: equilíbrio, reciprocidade, harmonia, justiça, compaixão, retidão e verdade.

Por Mischellye Rocha

Seja recíproco a violência que você sofreu, mas seja justo em devolver a quem se deve, seja verdadeiro com você não mascare o que esta sentindo, mas mantenha seu Ori equilibrado, haja com retidão e guarde a harmonia e compaixão a quem merece começando por você!

Ankh m MAAT — Vida em equilibrio harmonioso

--

--