NOME DE KILÛMBU

AHMADOU🌍BAMBA
revistaokoto
Published in
6 min readJan 11, 2021

AHMADOU BAMBA ÒKÒTÓ

Ilustração: Izaias Oliveira

(…) Tudo começou com uma das lições mais valiosas que meu velho poderia me ensinar. Cheguei nele e pedi pela centésima vez que me contasse a História do Meu Nome.

Então eu disse assim : — Pai, sei que já me contou várias infinitas vezes a História do Meu Nome, mesmo assim quero saber, quero ouvir mais uma vez.

Ele então dessa vez, me perguntou o Porquê.

Eu respondi : — Preciso escrever, além de toda a importância que ela tem. É Memória, vou me encontrar mais ainda (ouvindo-a novamente). E completei infante, inocente rs. : — Vai Pai, pode falar que eu vou registrar, vou gravar, vou escrever. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eis que tomo um tapa nas idéias hahahahah.

Ouvindo esse meu absurdo, Ele diz: — Larga tudo que você tem em mãos. Antes que pense em gravar ou escrever, me ouça primeiro. Depois disso se você quiser ainda gravar, eu repito pra você.

Vissshhhhhhhhhhh hahahahahahaha (Eu por dentro: “ essa eu mereci. Toooma destraído”).

O nome Ahmadou Bamba nasceu para quase dois meses depois do nascimento.

E de onde vem???

A princípio nós, digo Meu Pai e Minha Mãe desde o casamento, já imaginavam nomes de Origem Afrikana que fariam homenagem a nossa Origem da nossa família também tendo relação com as ideias e propósitos do conhecimento deles ao que dizia respeito sobre : O que é a nossa presença nesse mundo, ou seja a missão do povo Preto. O Preto e a Preta em dinâmica racial em sociedade mais precisamente no contexto brazil né.

Pois bem. Desde os meus irmãos mais velhos nasceram nenhum deles trouxeram esse resgate histórico a partir de seus respectivos nomes. Foi a partir de mim e Samita Ilê, que Sankofa se fez por assim dizer.

Voltando ao meu nome, digo assim porque foi e é assim mesmo. Meus pais já estavam digamos assim, amadurecidos para por, pra escolherem como eu seria chamado. Os dois já tinham imaginado alguns, então partiram logo pra busca.

O início da procura se deu por veículos mais gráficos na época. Revistas, livros, em conversas de amigos e familiares mais íntimos.. E dentre essas “fontes” muitos nomes encontrados eram nomes com aspecto diminutivo, um pouco folclóricos, nomes assim que não tinham os atributos interessantes procurados por meu velho. Pra mim, digo quando ele pensou em mim ele queria o meu nome, com característica forte. Esse era o objetivo, nós estávamos procurando…. eu em espírito, Meu Pai e Minha Mãe.

Dias se passaram até que, Meu Velho teve a segunda melhor ideia da sua vida: (Eu)(Seu filho)(Ahmadou Bamba) a primeira foi eles(meus pais),se juntar pra eu poder dar a luz pra eles que eles tanto desejaram e enfim eu cheguei pra realizar hahahaha.) Vamos seguindo pra quem estiver lendo não se distrair. O fato é que, passando pela Embaixada du Senegal em Brasília, O Pai do Bamba teve oportunidade de falar com o Adido Cultural na época. Era um senhor chamado Gorg, que sugeriu vários nomes, entre os nomes que ele sugeriu dentro dos critérios que o fora estabelecido; de ser um nome forte, sem diminutivo, um Nome praticado, um nome muito conhecido. Gorg lembrou logo de Ahmadou Bamba e foi aí que ele sugeriu.

Após ter aceito a sugestão, Ter declarado que havia aceitado a sugestão, dizendo meu Pai porque o nome era muito sonoro e ao mesmo tempo forte. E de bônus a inflexibilidade em adicionar um diminutivo ao nome já que, era uma das preocupações de meu pai tinha rs.

Depois disso, essa pessoa que passou a ser uma amiga, uma pessoa que recebeu muito bem meu pai mais duas ou três vezes lá no território de Senegal em brasília, Gorg exibiu um catálogo com a figura importante contendo a história de um personagem muito importante em toda a kosta Afrikana.

Seu nome: Ahmadou Bamba. Que nessa leitura, nessa mostra, na contação dessa história que o adido contou, fazia referência a uma pessoa que foi perseguida pelo poder local na época, onde o rei ficou enciumado com o fato de Ahmadou Bamba ser um peregrino. Não um indivíduo palaciano, muito menos rica e grandes posses… mas que tinha a habilidade de conversar com a multidão sabe!? de aconselhar e levar conhecimentos, ele levava ajuda para essas pessoas que lutavam contra doenças e enfermidades. Foi então que essa figura foi perseguida por esse poder local da época. O Rei invejado com isso decretou que Ahmadou Bamba deveria ficar isolado, num lugar inóspito; em degredo. Ahmadou foi levado para uma ilha bem afastada da Costa do Senegal, que cuja notícia era de que, ninguém conseguia voltar desse local, com vida.

Ahmadou Bamba sabendo de todas essas coisas fez uma predição pra si próprio dizendo que : Voltaria em 7 anos e 7 dias e de fato foi o que aconteceu. E ele continuou sendo, continuou a ser aquele Peregrino, aquela pessoa muito bem Quista pela população. Fazendo suas predições, suas conselhos..todo o trabalho que já fazia antes e ainda fundou uma Mesquita.

Mesquita Ahmadou Bamba, existente até os dias de hoje, localizada em Dakar, Senegal.

E esse nome é revestido de importância por isso e pelo que se passou durante todos esses séculos…com a História se tornando conhecida, mais conhecida. Pessoas espalhando pra outras pessoas.

Ahmadou Bamba é hoje, cultuado em muitos lugares..não “só” em Senegal. Mas em muitas terras do Kontinente Afrikano. Existem músicas e peças e livros e textos em seu nome. Meu nome hehehe. Amo ki Amoo.

O instrumento Kora conta também algumas das minha histórias. Justamente por ter essa nuância com o meu nome há popularidade porém nobre, isso tudo porque é fundamento. O nome e o instrumento fazem essa paralelo do preparo. Ritual de iniciação principalmente quando feito por Djélis, homenageando assim a “figura”, a Memória, a ancestralidade Afrikana.

É transmissão a partir da conexão.

Òkòtó é atual no chamamento do nome. Na invocação. Na conjugação, expressão. Sendo assim, não há + o que falar. É a responsa8abilidade (disposição) de fazer. Vai ver meu antigo incômodo era essa, como vou me nomear sendo que não me sentia como tal. Haha. É isso. Como já foi dito em família bom que seja escrito novamente. Òkòtó nome de origem Exu Òkòtó, o primeiro Exu. Orixá da expansão. A partir dele surgem diversos Exu’s. É aquele que pulando a partir de uma perna só, rodopiando, pisou por todo o espaço. Representação máxima da evolução em espiral e da reciprocidade. Responsável pelo crescimento e desenvolvimento das sociedades, das pessoas, de tudo, segundo a regra de ouro da reciprocidade. Quem dá mais recebe mais e cresce. Expande. Quem dá menos, recebe menos e afunila. Se afunilamento ou expansão, é o seu compromisso com os ebós da vida que vai lhe dar a direção, pra qual sentido vc vai. Você colhe na medida do que planta. É de certa forma o Orixá da justiça, que como Orixá responsável pelo desenvolvimento e crescimento, vai assegurar que esses só cheguem a quem tem merecimento. Parafraseado feito. Por isso o escolhi, faço todos os dias da vida pra que nunca me esqueça do compromisso primeiro. Há uma irreverência, a graça uma vez mutilada e que, querendo, me fiz e me encontro nesse ponto de volta dinâmica.

Uma das características desse nome já foi confirmada no nosso dia a dia que nem teve uma vez..na verdade duas vezes.

A primeira foi num mercado dito popular onde Minha Mãe foi citar meu nome dizendo: Samita vá chamar Ahmadou pra nos ajudar aqui com as comprar. Ela não sabia que na fila seguinte tinha um cara que escolhera nomear seu filho de Bamba tbm. Ahmadou Bamba. Pra que? Heheheh o Cara perdeu a linha…. sério. Imediatamente pediu pra ser apresentado e fez questão que eu e seu filhote que na época deveria ser “apenas um erê” aos 3 anos de vida no colo do Pai do outro Bamba. Enfim, admito que fiquei bem tbm em saber de mais um Ahmadou Bamba.

A segunda scena só foi acontecer mais tarde. Já estava cursando educação física…peguei o ônibus pra voltar pra casa e eis que entra uma Rainha, Pretona tipo Sol. Gostei. Me aproximei…puxamos os comprimentos e quando eu disse meu nome ela disse que eu estava mentindo kkkkkkkkkkkkkkkk. Eu insisti. Ela disse : Então me monstra a sua identidade. Tirei da carteira e ela viu. Ela sorriu e disse: talvez agora seja você que não acredite mas eu tenho um irmão mais novo e o nome dele é o mesmo do seu.

Pensa aí…fiquei como Hahaha. Me sentindo.

É isso.

Ahmadou🌍Bamba🌍Òkòtó, ainda sendo escrita. Escuro, $incero, sempre voltando e fazêno O movimento interrompido.

--

--

AHMADOU🌍BAMBA
revistaokoto

🔴⚫🟢 Ninguém pode roubar sua paz, sem sua permissão 🔴⚫🟢