Num, a origem da vida

Crash Kemet Òkótó
revistaokoto
Published in
2 min readJun 24, 2022

A água é o bem mais precioso que nós temos, podemos dividir podemos transformar e criar a partir dela, a valorização desse mineral só cresce a cada ano, a cada século, a escassez que se encontra e que vamos encontrar ira nos permitir entender o quanto a água, o líquido transformador, o líquido “milagroso” nos dá a chance de viver a cada dia, sem água sem vida, sem vida sem energia.

Ilustração: Vitória Camilly

O h20 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, é fórmula do líquido presente em todo o universo e o que deu a origem a este mundo a esta pequena parte do cosmo. Mesmo não sendo dispersa, mas sim organizada consegue está em diversos estado, em diversos lugares, consegue preencher qualquer coisa, o nosso corpo é um exemplo muito importante, pois, sabemos que a água dentro de nosso corpo vira sangue, e o sangue é a nossa fonte de vida a nossa energia vital.

Num atun e rá, está ligado ao processo e desenvolvimento do nosso universo, criando assim a primeira manifestação de realidade natural água, (nun). O sêmen do homem que também é um líquido está relacionado a criação, porque nele contém o germes da criação, da mesma maneira o líquido amniótico da mãe que está dentro de uma cavidade, os pássaros nascem do líquido contido no ovo, por exemplo. No início de tudo havia líquido e nele as propriedades para se forma a matéria, constitui o que chamamos de realidade no contraste da filosofia africana.

Essa sopa de partículas consegue mudar seu estado natural, para líquido, gasoso e sólido, e isso é o que engloba o fenômeno de nun (agua) mesmo sendo incolor, inodora e insípida traz o poder de realização (asé) do todo criador o ser supremo. Mais de 70% do nosso corpo é composto por água, o mesmo vale para o planeta que vivemos, que ajuda a nos hidratar, a limpar o nosso corpo, retirar as toxinas por meio de suor e urina. A mesma água que pode afogar, a sufocar, a criar enchente, é a mesma que pode curar, limpar, renovar, e matar a sua sede de viver.

--

--