O acomodado trava, o incomodado tenta

Ângelo Òkòtó
revistaokoto
Published in
3 min readApr 20, 2021

Se for pra dar exemplo negativo, nem passa pra frente. Se seu papo for um argumento pra procrastinação, guarda pra você parsa. Ninguém precisa disso.

Quantas vezes nóis num já ouviu desculpas como: “não tenho tempo pra fazer exercícios físicos” “não tenho lugar pra treinar” “não posso pagar academia” “acho importante, mas não gosto” “até quero, mas tenho preguiça” “não tenho isso, não posso aquilo” pipipipopopo?! É o que não falta por aí. Uma pá de marmanjo deitando fácil pros problema sem nem tentar uma solução. Sem nem tentar. Isso que é foda. Se acomodam em qualquer oportunidade… aí é osso. Não tem como dar bom.

O que acaba alimentando esse pensamento fraco é a comoção com quem usa esse tipo de desculpa esfarrapada. Mano, uma rapaziada em plenas condições de buscar um adianto, sabe o caminho que deve ser percorrido, os ebó que precisam ser feitos… só falta vergonha na cara mesmo. Parar de ramelar e praticar uns esporte, lansar umas corrida, pedalada… na internet tem até “tutorial” de como fazer exercícios, mas ela não vai te dar força de vontade. O mínimo que se deve ter é disposição.

Papo de ficar arrumando desculpinha pra não se exercitar é derramar feiúra nas ideia pae rs. Se for pra dar exemplo negativo, nem passa pra frente. Se seu papo for um argumento pra procrastinação, guarda pra você parsa. Ninguém precisa disso.

Ilustração: Izaias Oliveira

Mano, nem os coroas metem essa… sempre tem um monte lá naqueles aparelhos de parques e praça… fazendo caminhada pra ter mais mobilidade, não atrofiar. Pra evitar as dores no corpo ou simplesmente pra ter uma vida mais saudável mesmo. Ter o corpo como aliado.

Todo mundo sabe, mesmo que não admita, que o diálogo mais eficaz com racista é no soco, na porrada, aquele preju sincero. Nesse sentido, o alvo mais vulnerável do racismo é o sedentário. Porque ele não tem corpo pra responder a violência. Ele não tem pra trocar. Ele vai querer implorar piedade ao seu agressor porque sabe que na mão não resolve, ele é fraco.

É uma comédia absurda os militante se dizer empoderado, consciente, descendentes de guerreiros e no primeiro insulto ir chorar pra Deus e o mundo que sofreu racismo… é assim que descendente de guerreiro resolve? mas não era empoderado? Quebra eles no soco, desmonta na pancada pra ver se não te respeitam na hora…

Sextô com Garvey (Imagem: acervo Òkòtó)

Voltando ao papo de ter corpo em dia, bagulho é fazer mais e falar menos. Quem fala muito pouco faz. Qualquer lugar com um espaço mínimo da pra desenrolar um treinin, umas flexões, abdominal, agachamento, corda e pá, qualquer lugar. Em qualquer lugar cê consegue encostar numa quadra, num campo e praticar um esporte. Em qualquer lugar.

O acomodado trava, o incomodado tenta. O tempo é o mesmo pra geral, todo mundo só tem 24hrs no dia. O que muda é o investimento do tempo mesmo, o que você faz com ele e as consequências dessas escolhas.

enfim, o que não falta é alternativa pra botar o corpo pra jogo, mas tem que querer. É o mínimo.

--

--