O anti-Exu

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readJun 7, 2022

A cultura do branco é a cultura do anti-Exu. Viver no meio de branco é adorar o anti-Exu. É cultivar o anti-Exu.

Tem figura mais batida na cultura cristã que o anti-cristo? É satanás na terra como cristo é Deus na terra. É satanás na prática. Mas o cristianismo é esperar a volta de cristo, o anti-cristo vem das práticas de quem busca o progresso, como nossos ancestrais que traziam os deuses dentro de si. O anti-cristo é um preto espiritualizado no mundo. O anti-Exu é qualquer um que não espere cristo ou o sistema ou qualquer coisa antes de agir. O anti-vida, anti-progresso. Fez pacto. Ou melhor, é a personificação de quem oferece o pacto. É o diabo, ou seja, a divindade não cristã.

O anti-Exu é a base do mundo hoje. Emprego é dado, oferecido. Família é aceita, e dividida entre si. Progresso é sorte. O mundo que a gente vive tá caçando Exu. Exu é sangue suor e lágrimas, se vc não oferecer isso pra ficar bem, ele te tira isso e te deixa mal.

Quem ta bem no mundo do anti-Exu, tem tudo pra ser mais um preto integrado que reclama de não tá no topo mas critica quem tem a postura do preto que vai chegar no topo. Eu vejo nos pretos fudidos da favela uma perseguição monstra e um risco de vida pq eles tão a tanto tempo sendo cobrados que o suor e o sangue que eles tem pra dar é o que pode mudar o mundo. Eu vejo os preto morrendo pra não botar a mentira do sistema em cheque. Pq preto classe média alta não morre nem coloca o sistema em risco.

Quando os preto tratar o anti-Exu igual os branco trata o anti-cristo, nois vai vencer. Qualquer esforço e sacrifício preto fora da lógica cristã de esperar milagre e salvação, eles são os primeiros a boicotar e tratar como louco, como quem deve ter o pior. A gente tem que tratar branco e negresco acomodado como anti-Exu. Anti-vida. A pura morte. A gente tem que ter orgulho de viver igual eles tem orgulho de sugar a vida.

A depressão é o maior produto dos meus 25 anos servindo branco. Nem o salário que supostamente é nossa salvação influencia mais minha vida que a depressão. E a autonomia foi o remédio mais forte que achei na vida pra ser uma pessoa melhor. Autonomia do branco. Autonomia da morte. Vida. Exu. Ebó. Sangue, suor e lágrimas. Vamos matar o anti-Exu, saudando Exu todo dia.

Falar que não gosta de branco é fácil. Entrar na bala de ser o anti-cristo deles por ser preto autônomo, lutar com o anti-Exu, aí são pouquíssimos. A maioria fala que ama preto mas vive idolatrando o anti-Exu. O anti-Preto.

--

--