O dia da criança africana me fez pensar…

Stephanie Manu
revistaokoto
Published in
5 min readJul 8, 2021
Imagem retirada da internet

Muitas pessoas podem se perguntar, “como criar meu filho ou minha filha como uma educação preta, se o branco tá em todo lugar? se sou obrigada a matricular ele numa escola branca? etc etc etc.” Isso vem muito de uma “cultura brasileira”, branca mesmo, de não querer tomar a responsabilidade sobre as coisas.

Todos nós somos atingidos pelo racismo. Na sociedade que vivemos, ainda mais na diáspora, é impossível se excluir totalmente deste mal. E é o mesmo com as crianças. Não conseguiremos protegê-las de tudo, criar uma bolha. Não dá! E não adianta ficar pensando no que não dá pra fazer, fazemos o que dá e o que deve ser feito para que no futuro seja possível o que vemos como impossível hoje. Isso não se relaciona só com as crianças aliás, é com tudo.

Mas voltando. Como poderemos criar uma criança preta nessa sociedade? É uma pergunta relativamente simples de se responder. A criação de uma criança é feita pelos pais e pela comunidade é a comunidade que ensina a criança em seu princípio, se você se relaciona com pessoas pretas e mantém um ciclo preto, uma comunidade preta, automaticamente seus filhos vão ser educados de uma forma preta, (é óbvio que não estou falando de negrescos aqui né gente). É nosso dever proporcionar isso às crianças, criar esses espaços de convivência, criá-la dentro de uma comunidade preta e mantê-la ali o máximo que for possível, convivências com brancos vão acontecer, ninguém está isento, mas há maneiras de diminuir.

De toda forma não se cria uma comunidade sem o conhecimento da história do seu povo, não a resposta se não o conhecimento. Uma criança que cresce com o conhecimento de sua história, com o sentimento de grandeza dado pela história do seu povo, com o conhecimento de quem ele é, será muito menos atingido pelo racismo. Essa é a resposta, dê às crianças o conhecimento do seu povo, dê às crianças educação preta, não só teoria, dê na prática, dê exemplo, criação é feita através de exemplos e você vai ver que tem muito mais a aprender com uma criança sobre o combate ao racismo do que com livros e teoria.

O conhecimento da nossa história que proporciona o orgulho, a noção de ser grande por ter um povo grande, é o que mostra que toda essa baboseira branca é mentira, que racista merece um socão na boca, é a nossa espiritualidade que diz que dar o que foi te dado, reciprocidade, não ta errado, ta mais que certo, tá tudo aqui, se voltando pro seu povo, se voltando para sua história, vivendo nossa espiritualidade, cuidando do nosso corpo. É assim que se cria uma criança preta.

E mais do que viver o agora e fazer o que é possível agora, é construir o futuro, construir nossas escolas, nossos livros, nossas aulas, construir o futuro do povo preto, retomar o que nos foi tirado, prosperar e ser grande para ser o exemplo de homens e mulheres que nossas crianças merecem.

É reeducando o adulto que se educa crianças, o adulto que tá errado, todo torto embranquecido, a criança não. Ela é espiritualidade purinha, ela é pretinha por inteiro. O adulto que estraga. Então reeducando o adulto conseguimos criar as crianças, guiar as crianças por que o que é preciso elas já tem, só precisa de alguém pra dar o caminho a direção, porque assim como o nome o adulto está ali apenas para guiar, canalizar a energia. E com essa educação branca o que estamos fazendo é ceifando a energia das crianças, acabando com ela, direcionando pro lugar errado. E eu não preciso ter filho pra saber disso.

Eu sempre pensei em ter filhos desde que me entendo por gente, sou apaixonada pela maternidade, pelas crianças. E uma coisa que sempre disse é que meus filhos não teriam celular desde pequenos, sempre achei um absurdo uma criança que está cheia de energia, sentada o dia inteiro em frente a uma TV ou celular, isso ceifa a energia da criança. E não é uma informação aleatória, até nós adultos isso ocorre. A explicação pra isso é por que são tipo informações de fácil acesso, fácil discernimento e compreensão, a dopamina vem fácil, sem esforço, e como nosso cérebro é preguiçoso e sempre vai querer o que é mais rápido e fácil ele acaba perdendo o gosto pelas outras coisas prazerosas da vida, que duram mais tempo, porém tem mais custo para alcançar, é igual comer muito açúcar e muito sal, você não sente mais o gosto real dos alimentos. É assim com o celular, redes sociais e etc. Obviamente que não vamos abdicar dessas coisas, mas cada coisa tem seu limite, local e idade para ser usado. Um Ser com tanta energia dentro de si, não deveria canalizá-la em algo temporário e fraco, seu cérebro precisa ser exercitado e isso não acontece separada do seu corpo.

Ah! Mas não adianta falar se você mesmo tá parado, como eu disse no início. Criança aprende com exemplo. É preciso estar à disposição para acompanhar o pique dos pequenos, acompanhar as descobertas, as dúvidas e brincadeiras, é exercitando em si o que você quer nele que se cria uma criança preta. Não existe fórmula, segredo ou manual, a gente aprende fazendo, pedindo conselhos aos mais velhos e treinando. Então façam bebês! O ile ife agradece rs.

É preciso uma aldeia inteira para se criar uma criança — Provérbio africano

E se lembrem, não se cria uma criança sem uma comunidade. Os ensinamentos e ajuda dos mais velhos são extremamente importantes, mas não só por isso, em comunidade tem mais afeto, mais energia, se os pais não podem tem outra pessoa pra segurar a barra, canalizar a energia do menino, exercitar essa energia, tudo flui melhor, compartilhe a criação dos seus filhos com quem tem o mesmo proposito.

Então já ta ai, o primeiro passo é construir uma comunidade, estar com o seus, exercitar seu corpo, mente e espirito que o resto flui.

--

--