O facão cortou embaixo e bananeira caiu - Sobre Poze, #VivaoSUS e Feminismo

Zezi Masomakali
revistaokoto
Published in
14 min readSep 2, 2021
Por Acácio Òkòtó

Que semaninha sem vergonha né?

Antigamente chamaríamos de piruzal, mas vou chamar de bananal, porque foi tanta gente escorregando e caindo que nem aquele corrido daria conta.

No início da semana Vivianne Noronha a esposa do MC Poze revelou que está grávida do terceiro filho, filha no caso. O pai da criança compartilhou a notícia e geral caiu matando pra apontar os “erros” nisso. Falaram do fato dela ter dezessete anos e estar na terceira gravidez, falaram sobre ele ter engravidado uma menor de idade, comentaram sobre ela ter mais uma criança com um rapaz que cometeu atos de homofobia, sobre ela ser dependente dele financeiramente e não ter terminado os estudos. Enfim, um monte de coisa.

Isso não é uma defesa sobre nada do que o Poze fez ou faz, vai servir de pano pra fazermos algumas relações com paradas que sempre são apontadas pela casa.

Vem que tá o bananal!

Galera tava se jogando no #VivaoSUS outro dia mesmo querendo cagar regra pra garota. Isso porque o mesmo SUS que fornece a vacina, em tese, é o responsável por uma porrada de coisa. Controle da qualidade de água, vigilância sanitária e fiscalização de alimentos e ambientes relacionados, ainda controla casos em fronteiras, portos/aeroportos/ rodoviárias e qualquer local de grande concentração de pessoas (se você já viu filme de zumbi, você saca disso).
Saúde pública em geral, certo?
Correto e exato. Então tudo e qualquer coisa que possa interferir na saúde pública de forma geral tá na responsabilidade do SUS. Logo eles são a frente que promove o planejamento familiar, distribuição de métodos contraceptivos, educação sexual e afins.
Sabemos que isso pode significar nossa morte e extermínio tanto quanto as leis brasileiras, esses remédios não foram feitos para corpos como os nossos.
Por um minuto, vamos imaginar e acreditar que todas essas medidas são de fato pra saúde das pessoas, orientação das famílias e que vão promover algo benéfico.

Vamos supor que eles se preocupem de fato com gravidez de jovens mulheres e adolescentes não planejadas por isso refletir de uma forma ruim na vida de toda população, já que se formos parar pra pensar tem o risco de saúde e vida, a evasão escolar, o aumento da taxa de desemprego, a falta de estrutura financeira e psicoemocional, além de todas a questões civis que vão desde a responsabilidade médica até o registo de nascimento.

A primeira pessoa a ser acionada nesse caso de uma gravidez ou planejamento de família (visto que é o terceiro erê da Viviane+Poze) seria o SUS. Se ele tivesse um trabalho ativo de “orientação”, uma vez que existe agentes de saúde em todo país trabalhando regional a regional pelas UBS’s, onde tava o SUS que não chegou na Vivianne?

“Ah mas o Bolsonaro cortou tudo isso, extinguiu educação sexual nas escolas”

E antes disso ninguém engravidava sem planejamento né?
A galera paga pra deixar de pensar.
Foi só uma suposição e muitos vão fazer disso um supositório, já que vão enfiar a coerência a gente bem sabe onde só pra não responder o que de fato geral já sabe.
Desde que jogaram pro alto que mulheres pobres residentes em periferias (que sabemos bem a cor da maior parte delas) engravidavam mais que mulheres que não estavam nessas mesmas condições, todo mundo acha que tem algo de errado na gravidez dessas pessoas e não no fato de ninguém promover soluções e apoio real a elas.
E nem adianta dizer que não sabiam. Quando querem acham índice de medição de natalidade na casa do chapéu, estatística e tudo mais. Tudo colhido cuidadosamente pelo mesmo governo que garante a existência do SUS e tudo que ele deveria entregar em relação a saúde.
O país montou o IBGE pra fazer esse tipo de trabalho. Tem censo, pesquisa, cadastro da população da margem, cadastro para aqueles que provavelmente vivem em algum tipo de risco, seja alimentar, econômico ou algo relacionado a segurança pública.

É conveniente que o SUS não de envolva quando as pessoas tenham dinheiro, pra isso foi criado a rede particular e os planos de saúde. Não foi pra aplacar a quantidade de atendimentos e nem porque dinheiro aqui compra tudo. Na saúde, compra bem mais que a cura. Compra visão, audição e a própria fala em si.
Ele tava bem quietinho na dele fazendo o Jesus, que segundo os crentes só entra na sua vida se você convidar, até lá você que se estrepe. O vampirão de Deus, só entra se for chamado, não vai te ajudar. O SUS faz igual.

Você entendeu o que pega aqui?

Quantas vezes você já ouviu falar que alguém rico participou do Censo ou de algumas dessas pesquisas de fato?
Você consegue imaginar essas pessoas abrindo a porta pra responder as perguntas de um agente do IBGE?

Pois eu não.

Isso porque o SUS, o IBGE é mais uma forma de controle. Aplica aí a pretagogia de “se tem alguém te dando alguma coisa, ela tá recebendo muito mais” que isso vai ficar fácil.

O governo não tá promovendo saúde pra ninguém a não ser pra quem é do interesse dele. O SUS tá com uma máscara de bonzinho, mas é vilão. É claro que ele salva vidas, mas geral esquece das que ele não salva.

Tá geral no deixa assim pra não piorar. Agradecendo vacina de dia e esquecendo que ele tá deixando de fazer outras obrigações que dizem ser principais a noite.

Viva a vacina, mas morreu de diabetes por não ter insulina no postinho. Mas tá tudo certo, pelo menos não foi de Covid e sendo assim, a família toda vai poder ir no enterro.

Todo o resto vai ganhar apenas migalhas disso e servir de cobaia pra teste, vai ser a vitrine/ manequim pra exibir os grandes feitos dele. Nenhum desses órgãos ou iniciativas tem como missão promover alguma melhora de vida. Não a toa foi implementada a lei de desacato a servidor público, pra você, público, não cobrar na mão alguém que claramente não tá servindo.

Há muita gente que vai dizer que a Viviane não pode depender do SUS porque ela é rica e famosa e não precisa disso, ela pode pagar atendimento particular. Mesmo que não estejamos falando de serviço médico e sim de planejamento familiar. De qualquer forma não há regra que a proíba de utilizar o SUS, o pagamento de impostos garante isso a qualquer brasileiro e até gringos.

Alô, o nome serviço público não te diz nada?!

Ele não é como o sistema de saúde estadunidense que manda a conta se você não tiver seguro saúde. Ou seja, qualquer pessoa pode se tratar por ele.
Depois de ver o tanto de gente que o Viva a instituição federal gerida atualmente por um governo que eu odeio jogou no chão, vamos para a próxima.

A esposa do Poze sendo rica e famosa é outra casca de banana. Não era melhor ter crianças sendo criadas por qualquer pessoa que as amassem do que vivendo em orfanatos?
Não eram crianças pretas que teriam a sorte de serem adotadas por pessoas brancas, que passar por isso era melhor que mofar em uma casa sem amor?
Mas reparem quando é uma pessoa preta com seus próprios filhos a coisa muda. Quando é uma pessoa preta com dinheiro e que não passou pelas instituições brancas então a galera fica possessa.

“Como assim eles estão vencendo sem a academia e fazendo tudo que o branco disse que não era pra fazer?”

Pois é. Ela tá lá com três filhos que ela cuida, com o dinheiro dela e do marido. Ele subiu e puxou ela. Ambos fizeram o que todo preto bobo diz que tem que ser feito e agora tão chorando. Se Poze for preso, morrer (e eles vão tramar isso com todo preto que acender) e não tiver nenhum herdeiro, União estável, parentes antes ou depois dele, todo esse dinheiro que tá rodando sob o nome dele vai pra mão do Estado.

Olha só, que velho safado!

Pois é mia gente. Você que acreditou que o controle de natalidade e planejamento familiar era sobre qualidade de vida?
Não, não.

Você já sabe que se correr o bicho pega e se ficar o bicho come, então tudo tá interligado. Por isso nenhum dos serviços básicos será executado ou ficará na mão da população, nem mesmo a escolha de quem vai escolhido. Votar em pessoas pré estabelecidas não é escolha, mas isso é papo pra outro texto.
Então ele e a Vivianne tem que fazer filho mesmo, formar a família deles rapidinho porque nunca se sabe o dia de amanhã.
A questão é que tá todo mundo confiando e esperando algo de uma nação que não existe. E se existe você, pessoa preta, jamais terá acesso a ela. Você não é bem vindo em uma nação que foi construída com sua ajuda mas não foi feita pra você.

Mastiga a banana porque vamos descer.

Como o feminismo entrou nessa situação toda?
Mas não é óbvio?

O SUS não pode interferir na vida de pessoas ricas de forma tão descarada, e como há opções particulares pra cuidar da saúde dessa criança, o feminismo passa a ser o responsável por fazer a (des)orientação da garota.
Quem vai dizer que é crime porque ela era menor de idade?
Parece que lei no Brasil só serve pra galera fazer pirraça e internet pra geral ser burros, ela mesma explica que eles tão juntos desde quando ambos eram menores, e ela ainda reforça que a diferença deles é de dois anos. Aí cês dão um google.
Se ele larga dela por ela ser menor enquanto ele acabava de entrar na maioridade, já que a consciência alheia seletiva pediu por isso, ele ia ter um outro problema. Ele fez dezoito anos e logo em seguida estourou na música, ia sair gente do bueiro pra dizer que ele tava largando dela porque ia assumir uma branquela qualquer e não porque ele era maior e ela menor. Ia ser porque as de fé não duram quando a fama vem.

Isso não é defesa pra ele e também não é condenação. Eu não tava lá comendo um Kiko de sal com eles.
Porém Caetano Veloso lhes manda lembrança. Ou já esqueceram que teve gente pra meter que tinha que separar a obra dos feitos da pessoa física do artista haha.

Poxa, nenhuma separação pro Poze!

Um monte de feminista segue sendo amiguinha de Caetano, sem cancelamento.
Ainda escuta a obra toda e ninguém foi lá fazer panelaço na casa dele. E olha que foi uma diferença de vinte e sete anos, configurando não pedófila mas abuso sexual, uma vez que sexo com menores de quatorze anos foi incluso nas leis do país ainda quando colônia e garota tinha treze anos.

Não tinha internet naquela época procê dar opinião que ninguém pediu né?!

Enfim. É o feminismo quem vai dizer que ela muito jovem pra engravidar e ainda tem muito para conquistar.

Agora me diz, o que mais ela tem pra conquistar?

Ela cumpriu os anseios de toda pessoa que tá amansada pelo do sistema diz ter. Dinheiro, fama, segurança, um marido, filhos, cachorro, plantinha, casa própria, carro, viagens, comidas, roupas caras e de marca.

Zerou o jogo.

A bicha tá rica, dinheiro pra fazer o que quiser inclusive não trabalhar, ambos podem sustentar ambas as famílias para que elas possam ajudar na responsa de criar as crianças. Podem contratar alguém se quiserem. Vão dar educação, alimentação, diversão e cultura de ponta ou a melhor que o dinheiro puder pagar.
Eles tão fazendo tudo que os seus pais fizeram e se no tempo deles alguém falasse: “nossa tá grávida, tão nova” a resposta seria: “pera que vou te mostrar a perninha saindo”. Na época deles e com muito menos deu pra fazer, hoje você tá aí vivo e bem.

Não tô romantizando isso, e se você pensa assim, volte duas casas. Ainda há um longo caminho de entendimento a ser percorrido.

A questão nessa parte é que pessoas pretas/ pretas pobres nunca vai ser a hora, o momento ou a vez. Somos os hamsters na rodinha e se pararmos pra fazer coisas que vão garantir nosso bem estar ou a continuidade do nosso povo, sempre vamos ter essa sensação de estarmos errados.

É programação.
Essa parada de não engravidarmos cedo ou hora nenhuma, termos muitos filhos não tem nós mesmos ou nossa vida como preocupação. Isso tudo alimenta uma série de coisas que beneficia os brancos. A nossa descontinuidade, o controle da nossa população, o ganho da indústria farmacêutica seja pra medicação anticoncepcional quanto para métodos que possam propiciar uma gravidez.

Posso citar uma infinidade de coisas mas já tô enxergando a próxima casaca de banana apontando ali.

“Ah mas ela não findou os estudos, não tem diploma”

Pouxa! Que pena!
Mas me conta aqui, onde seu diploma te levou?

Geral formado sobrevivendo de auxílio, geral com graduação/ mestrado/ doutorado/ tá fodido e sem emprego. Tem gente com mais de uma formação acadêmica fora do mercado formal ou ativo em uma atividade inferior para qual ele estudou. Tem gente empreendendo por necessidade por esse mercado não comportar todo mundo.

Assusta a garota sem nada disso conseguir por geral no bolso?

Porque ela não acorda pra pagar conta, ela acorda pra fazer dinheiro. Já fez o pezinho de meia dela e não tá com pretensão de parar.
Mas o feminismo tem que te fazer acreditar que tá errado, que mulher não tem que ser mãe, tem que ter carreira, tem que largar o maxiscroto e ir ralar a bunda no asfalto. Mesmo que seja possível fazer os dois elas não querem que alguém prove isso, ameaça a posição delas.
Se as mulheres pretas mostrarem que são fortes e capazes de segurar o B.O todo com uma criança no colo, elas vão ter que ser também. Logo o homem branco vai perceber isso e retirar a posição de poder delas. Então o feminismo vai ser usado pra limitar mulheres pretas e manipular os homens brancos.

Percebe que o homem preto não tá na equação?

Ele aqui é o maior vilão na visão embaçada delas. Ele é quem forçou a mulher preta a ter uma família e com ela uma rotina e vida exaustivas, elas precisam criar o mito de que ele é violento, abandona, que não gosta de crianças pra que essa mulher sinta medo e não escolha esse homem.
Daí você vai ver coisas como “ser mãe é profissão, tem que ser pago” como fizeram lá na Argentina partir desse ano.

Eu só lembro da minha vó falando que no dia que bosta fosse dinheiro pobre nasceria sem cu. E isso se aplica muito bem nesse caso.
Ou você acha mesmo que sendo a população que mais gera crianças eles deixariam esse dinheiro circular entre nós?!

Ainda no feminismo tem mais tombos, o mesmo que fala que se o corpo é da mulher ninguém tem que interferir nisso ele tá interferindo demais, tá não?
Um movimento que diz promover a liberdade de escolha se opondo as escolhas de suas vítimas, digo, público alvo, ele não tá sendo nada menos que incoerente.
Se todas essas incoerências forem apontadas, se alguém se levantar e usar os próprios argumentos do feminismo como armas e dizer que elas julgaram, não promoveram ajuda e até foram violentas com a “vitíma” você acham que elas vão parar? Não vão.
Olha o homem preto de novo dando o ar da graça. Vão jogar a culpa no próximo pra não ver o problema em si mesmo, vão tentar descaracterizar, pra não dizer incriminar o parceiro dessa mulher.
Como o Poze é exemplo, seguimos nele. Em quantas polêmicas ele já foi envolvido?
Tentaram com homofobia, com traição, logo mais rola assédio e abuso sexual e tráfico de drogas. Essas duas últimas já caem pro próximo nível e um próximo agente, que seria a polícia, que eu também vou deixar pra um outro texto. E não é nenhuma previsão, é um padrão.
A questão dessa parte, é o que o feminismo tá a serviço de qualquer um que tiver a intenção de derrubar pessoas pretas que executam tudo que os brancos acham que apenas elas podem fazer e qualquer coisas que os negrescos dizem ser impossível.Mesmo que o Feminismo não tenha poder político, uma vez que ele não forçou, incentivou ou influenciou o governo a tomar medidas favoráveis á sobrevivência e manutenção da qualidade de vida feminina como pregam por aí. Na verdade tudo que foi cedido em questão de mudanças que hoje às feministas chegam pra botar o selo delas só veio através de lutas de outras pessoas. Em sua maioria mulheres pretas que realmente precisavam daquele espaço e de terem sua importância reconhecida ( e o ‘re’ aqui significa mesmo repetir algo que já era feito, pois na cultura africana a mulher e o feminino sempre tiveram seu lugar) numa comunidade que que foi cegada por princípios brancos.

O feminismo não fez isso como forma de mudar algo, fez porquê o branco enxergou na branca uma aliada e cansamos de falar disso por aqui. Fez porquê suas agentes não podem cair no esquecimento e perda de posição. Porém tudo que elas tem foi cedido como um espécie de “Nossa, toma logo isso aqui e cala a boca”. Quem tem irmão sabe bem como isso funciona. Serve só pra distrair, não vai ter fiscalização desses benefícios, quando você precisar nenhum daqueles recursos estarão disponíveis e se tiverem não vão garantir suas segurança ou mudança que elas dizem que vão acontecer. Vão criar lugares pra elas e chamaram de exclusivo pra mulheres porém ele será a zona café com leite e elas nem perceberão.

Minha filha, você é chata, apenas pare.

Porque o feminismo não chegou na Vivianne?

Porque ele não tava lá quando ela era mais uma na multidão. Bem como foi pra todas as pessoas pretas.
Ela não representava um risco e não viram nela um case de sucesso. Além de tudo o marido dela é poca ideia, não deixa maluco se crescer e falar merda, se quer falar trás o print do áudio e sustenta a devolução, ele tava do lado dela o tempo todo.
De forma geral, o feminismo não tava lá quando a primeira gravidez veio pra ela e pra milhares de adolescentes e jovens mães. Porque ninguém tem coragem de meter maternidade real, rede de apoio, entendimento sobre planejamento familiar pra quem depende de serviço público e pra quem tá cagando se você quer botar outra criança no mundo. Ninguém liga se você tá se virando com sua própria família desde sempre.

O feminismo serve pra fazer o que a política/ religião/ academia/ e qualquer outro espaço branco não dá conta de fazer. É a foice no capim, que vai tirar o que não precisa tá ali mas de maneira menos destrutiva que o fogo.
Ele tá avançado, não quer apenas dinheiro e poder, o feminismo quer que você além de não ter isso acabe por abrir mão de qualquer meio de adquiri-los.
Ele precisa fazer com que você coloque seus valores de lado, coloque raça de lado e tudo que vem com ela. Autonomia, independência, espiritualidade, corporeidade e qualquer coisa possa te afastar ou deixar uma ponta de inteligência no meio de toda essa deseducação que eles são.

Geral que fala do Poze e da família dele viu que o buraco é mais embaixo, ele não tá ligado a nenhuma causa que vá derruba-lo. Ele não escolheu uma bandeira a não ser a dele e da família dele.
E se escolhêssemos as nossas bandeiras, a nossa causa, o nosso desenvolvimento ao invés de escolhermos o que o branco oferece, estaríamos bem adiante.

Não consigo, portanto, ver coerência em que é #VivaoSUS ser contra o Vivianne, Poze e família.
Não faz sentido ser feminista e condená-la pela decisão de ser mãe.
Se você conseguir olhar todos os contras na situação deles e não conseguir olhar os prós você é burro. Até porque todos os contras são questionáveis e os prós são dolorosos a quem não faz nada, porque batem bem na onde o povo morcega pra agir dizendo ser difícil ou impossível.

Usei Poze de exemplo porque foi o mais recente, mas rolou o mesmo com o Catra, com Beyoncé e Jay-Z que são pretos e tiveram um monte de filhos.

A questão não tá em ser rico, não tá em fazer crianças, tá em ser preto.

O mundo é o restaurante e você não é o cliente. Acorda!
Você é a comida e a chapa tá quente pra te passar e tá geral de garfo na mão.

--

--

Zezi Masomakali
revistaokoto

Pretinha, Okotoshica, filhota mais velha do KZP, a sede caçulado Okoto que fica em BH- MG.