O homem preto construiu o mundo

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readSep 30, 2021

Tem um comportamento da sociedade branca que é não ouvir nada que vem do homem preto. O resultado é um só! Destroem o mundo, destroem a natureza, destroem a sociedade. O construtor é o homem preto. Quem ta acostumado com as esmolas mal feitas do branco nunca vai ouvir o homem preto. A gente tem a energia de cuidador do mundo, mais que a mulher preta, energia de linha de frente, e todo nosso trabalho segura o planeta nas costas.

Exu, Odé, Ogum, Xangô, Oxalá e Orunmilá são homens PRETOS! Tudo que eles fazem em seus itans, só o homem preto faz. Mas a mentalidade racista tá tão bem enfiada no nosso mundo, que os homens pretos que constroem tudo são os mais ignorados.

Pega os assistentes de pedreiro, os assistentes de pintores, quem faz toda essa estrutura bonita que os brancos vivem. Tudo homem preto ganhando mixaria, tudo construtor de todas as estruturas. A base da sociedade não é a mulher preta, é o homem preto com seu axé. E a mulher preta só vai se libertar quando o homem preto tiver livre, construindo o mundo e recebendo por isso. Recebendo respeito, amor, poder e dinheiro.

O homem preto é foda demais. O que tem que ser feito será feito pelo homem preto, sem terror, sem atraso, sem sofrimento. A gente vive Exu, Odé, Ogum, Xangô e Orunmilá todo dia, na marra, pra ficar vivo. A gente é mensageiro, caçador, guerreiro, rei e adivinho todo dia, só pra ver o outro dia nascer. Não tem escolha, só tem axé!

Vamos dar poder para o homem preto! O Òkòtó é um grande exemplo de ambiente onde o homem preto tem todo poder que precisa, e é cobrado quando tenta imitar branco. Um lugar que dá poder pro homem preto e cobra o homem preto dos seus vacilos, é um lugar que vai construir estruturas pro povo preto que vão durar pra toda a eternidade.

Laroyê! Exu vai na frente, e os homens pretos vão atrás! Com Exu, não tem caminho errado, só aprendizado. Com Exu, não tem erro, só crescimento!

--

--