O Ilê Ìfé e a educação voltada a autonomia

Murilo Vitor
revistaokoto
Published in
2 min readAug 17, 2021

Somos uma parte do Kilûmbu Òkòtó que será responsável por termos homens e mulheres ainda mais conectados e comprometidos com a autonomia preta. As nossas crianças vivenciam toda uma experiência de ser educada de uma forma diferente da habitual, diferente de estar exposto ao racismo todos os dias de sua vida escolar. Isso já é por si só uma forma racializar os eres que terão incutidos na vivência que o coletivo é maior que tudo, que é preciso ter responsabilidade e comprometimento, que existe duas histórias contada e que a nossa é que procede. Nós damos outra narrativa para nossas crianças e também nos transformamos em melhores cuidadores e educadores, por que é isso que somos.

Nós educamos a criança a ser sagaz, inteligente, a exaltar o preto, a dançar, cantar, a se defender, a uma série de coisas que vão levar a continuidade da nossa autonomia. Ilê Ìfé te inspira ter filhos e se sentir privilegiado a ter crianças pretas a tua volta, de saber que teu corpo é preparado pra brincar e treinar com a criança, que precisamos nos alimentar bem e nos mostrar como exemplos.

Arte: Kilûmbu Òkòtó

Tudo isso é pra um único fim, a autonomia.

Somos filhos de Garvey e a todo momento fazemos o que nos propomos a fazer, fazemos o que for preciso pra educar nossas crianças pretas.
O Ilê Ìfé é o grande triunfo do Kilûmbu Òkòtó, condicionar as crianças com referência e vivência Africana é investir e muito em autonomia, imagina só… Nós enquanto responsáveis pelo Ilê Ìfé nos preparamos para o ideal de uma pessoa preta que é trabalhar para a nossa comunidade, desenvolver reforços para a emancipação e ao mesmo tempo preparamos crianças para o nosso triunfo, para a nossa continuidade. É questão de sobrevivência a gente continuar na crescente e dedicar esforço, compromisso e dedicação a reeducação infantil, a nossa reeducação.

--

--

Murilo Vitor
revistaokoto

Pai do Pietro, da Sophia e da Kalyfa. Filho da dona Ângela e do Seu Marcelo. Morador do Eliza Maria.