“O maior erro que cometemos em vida é achar que temos tempo.”

Marina Piedade
revistaokoto
Published in
2 min readJun 7, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

“O maior erro que cometemos em vida é achar que temos tempo.”

Essa frase de Kobe Bryant me fez pensar na relação que estabelecemos com o tempo, a primeira coisa que temos que ter em mente é que tempo é recurso, tempo é algo de muito valor porque todo o tempo que gastamos com algo estamos deixando de gastar com outra coisa, tempo é investimento e não se faz nada sem tempo. Partindo disso, o tempo das pessoas pretas é algo muito caro e valioso, uma vez que ainda ( de uma forma geral) gastamos uma parte (ou grande parte) do nosso tempo com o branco, e toda vez que usamos do nosso tempo com eles, estamos deixando de usar com a gente. Pense aí, quantas necessidades e carências nosso povo tem? Quantas coisas ainda precisam ser feitas e organizadas para garantir vida, nos nossos moldes e com as nossas referências? Nós ainda não chegamos em um momento de descansar, de parar, de “ter tempo”.

A frase de Kobe me faz brisar em como a mídia branca propaga essas idéias de pessoas que nunca crescem e não assumem responsabilidades, nós absorvemos isso e acabamos prejudicando nosso próprio povo, nessa idéia desse tempo inesgotável, de um tempo que é utilizado com propósito de não se criar nada, de zero movimentação, e que tem muito a ver também com uma idéia de juventude e possibilidades eternas, coisa que não é a nossa realidade. Tudo isso são idéias brancas e para brancos, eles podem considerar e querer esse tipo de coisa, que além de ter sido pensada para eles, é assim que a sociedade yurugu funciona, e se serve para eles não serve para a gente, nós temos que ir pelo caminho inverso, temos que entender que já perdemos muito tempo, já perdemos muito e continuamos a perder tempo e a perder muito.

“O maior erro que cometemos em vida é achar que temos tempo.”

É achar que nosso tempo pode ser desperdiçado e que ele e nossas escolhas individuais não refletem no coletivo.

Eu não estou dizendo que vamos resolver tudo com o tempo que temos, nem que temos que fazer as coisas de qualquer jeito, pelo contrário é importante respeitar o tempo dos processos para que possamos construir coisas consistentes. O custo da nossa displicência com o tempo é grande, ainda estamos no prejuízo, e tudo que a comunidade não precisa é desse tipo de coisa, pelo contrário essas idéias ferram a gente, porque quem não se compromete não consegue estar em coletivo, sem comunidade não se constrói nada e achar que sempre haverá um amanhã, faz com que a gente não se movimente hoje. Nesse jogo que vivemos não é hora de descansar, é hora de agir porque ainda tem muito a se fazer.

--

--