O maior investimento

Mariah Vianna
revistaokoto
Published in
2 min readSep 6, 2022

Essas últimas semanas de inauguração dos espaços foram muito brabas! Inaugurar dois espaços feitos só por pretos e para pretos é algo gigante, que muitas pessoas dizem ser muito difícil ou até impossível de realizar.

Mas nós fomos lá e fizemos!

E, ao contrário do que os negrescos fazem, conseguimos fazer tudo só com as nossas mãos, com os nossos recursos. Não precisamos de nenhum incentivo branco, de nenhum edital nem nenhum tapinha nas costas de branco. Tudo que nós apresentamos pro mundão é resultado de investimento de tempo e dinheiro nossos.

Mas, não é só chegar e fazer. Primeiro, investimos na construção e reconstrução de pessoas que estivessem comprometidas com o propósito de emancipação do nosso povo. E, tendo essas pessoas inteiras, caminhando na mesma direção, é muito mais fácil. Ter uma comunidade com pessoas que sabemos que podemos contar, que irão correr atrás para materializar toda e qualquer ideia que tivermos, é outra parada!

Por isso, o maior investimento que podemos fazer é em pessoas, em formar uma comunidade forte e potente, capaz de realizar coisas grandiosas. Nós somos incríveis mas, fragmentados e separados como a maioria se encontrava, não estávamos operando na potência que poderíamos. Sozinhos não conseguimos fazer quase nada ou fazemos de maneira muito pior do que podemos realizar quando estamos juntos.

Quando a gente se une, a gente pode tudo. E nós temos provado desse sabor, de pensar, planejar e conseguir realizar! Não tem nada que possa parar um bonde unido e alinhado no mesmo propósito.

Portanto, temos que trabalhar duro para recuperar e unir pessoas pretas. Trabalhar para que os nossos se entendam enquanto povo e entendam que nós só precisamos de nós, nós quem iremos construir a nossa emancipação. Precisamos parar de perder tempo com distrações do mundo branco que não nos levarão a lugar nenhum, se não, a dependência e subjugação. E, precisamos, acima de tudo, focar na gente, na resolução do nosso problema e na construção do mundo que nós desejamos, feito por e para nós.

Por Diego Nunes

Os nossos Kilûmbus são um passo dos muitos que iremos dar ainda. Juntos, teremos muitos outros espaços, negócios, terras e tudo o mais que a gente quiser!

--

--