O porque todo o preto deve ter o seu negócio (e saber agremiar com outros negócios pretos):

Vinye Àtinúdá Camisolão
revistaokoto
Published in
2 min readMar 29, 2023

Sempre pensei que parte do que vem a ser “poder” não vem necessariamente com o quanto de dinheiro nós temos, e sim de como ganhamos ele, como ele é direcionado e principalmente, qual o propósito dele.

Por Arokin

E por propósito quero dizer: inicialmente o dinheiro que você ganha está sendo usado pra você começar a traçar metas de fuga do seu emprego atual ? Engana-se quem acha que o fato de vc estar em emprego “nobre” é simplesmente a justiça sendo feita pro povo preto, quando na verdade você está simplesmente ajudado a manter o sistema branco, seja isso em setor público ou privado.

.

No máximo você vai estar ajudando a sua família e os mais próximos de ti economicamente, mas isso de longe é algo próximo de “poder” que vai começar a traçar alguma via pro povo preto começar a de fato alcançar independência do branco.

.

Entenda que se você conseguir começar a montar um negócio próprio, inicialmente não só a questão monetária vem junto, mas um poder você começa a criar em suas mãos, pois você inverte a logica de quem lucra e quem ganha, quando você faz um negócio surgir, conforme o tempo você consegue se desvencilhar aos poucos de ser ainda um dependente econômica do branco e conseqüentemente, mais poder para o povo preto.

.

E mesmo ainda em um cenário que você prospera no seu negócio, você também tem saber como agremiar com outras pessoas pretas no mesmo propósito, pra começarmos a fazer de fato um comércio próprio, com de tudo um pouco, se não tiver esse pensamento, você ainda correrá risco de direto e indiretamente está ainda fortalecendo não mais um negócio branco, mas um sistema econômico deles, mas isso é papo para outra reflexão.

.

Eu sei que o caminho pra isso não é simples e possivelmente pode ser algo que vai ser geracional, mas vale a pena o esforço, afinal, de nada adianta você querer almejar um cargo alto em uma empresa branca e achar que assim o racismo acaba, com o famoso “pretos no topo”, quando só há “o preto no topo”, portanto pense bem quanto a isso.

--

--