O que existe antes da raça?

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
3 min readMay 4, 2022

“Pega a visão, raça primeiro!” — Ângelo Òkòtó

A pergunta que os negrescos não conseguem nem entender, muito menos responder, é essa aí. O que vem antes da raça? O que é maior que a raça? Nada! A formiga não vê o tamanho da parede que ela anda, mas a parede tá lá, imensa igual.

Se sua espiritualidade não segue os preceitos africanos de responsabilidade e sacrifício, o que ela segue? O preceito “sem cor”? O preceito marciano, da lua? Você espera a mudança sem mudar, sem se esforçar, sem sangrar, você segue o cristianismo branco. Mesmo sendo ateu, feminista, esquerdista, dizendo que odeia cristão, fora Bolsonaro. Você segue a espiritualidade branca, mas nem vê. Igual a formiga.

Se você não trabalha pra construir organizações e empresas pretas autônomas, pra quem vc trabalha? Pra melhorar o mundo branco, pra deixar os brancos confortáveis enquanto sua e sangra na linha de frente. Mas nem vê.

Se seu estudo é baseado em teoria, leitura e repetição, esse estudo é igual ao de quem? O positivismo europeu, as faculdades e as escolas, teoria de tudo, prática de nada. Igual os cristãos com seus mandamentos mesmo. Não matarás, não roubarás. Que que os cristãos fizeram além disso pra dominar o mundo? Matar preto pode. Até matar branco que é contra eles pode. Mas vc ta la repetindo o que eles falam e dizendo que é contra. Pq não viu raça.

Se sua vida se baseia no “sem cor”, não vê cor no dia a dia, nas suas práticas mesmo, quer dizer que a cor que manda é boa pra você. A cor que morre pode morrer. Isso é raça. Fala com qualquer branco sobre morte de preto. Os que não disserem “morreu pq era bandido ( ia contra o sistema branco)” vão dizer que são contra. Mas se o sistema que te alimenta mata preto e mantém você vivo, como você é contra? Qual branco liga pra morte de preto sem fazer palanque pra esquerda, pra igreja, pra ONG? Só pra se enriquecer mais.

Os negrescos são brancos por dentro mesmo. Falam de preto o dia todo mas não falam de suas branquisses. São tão ladrões quanto os brancos esquerdistas. Papo de raposas e lobos, papo de Malcolm X. O dia todo é preto isso, preto aquilo, mas quando é pra saudar os ancestrais, nada tem cor, nada tem raça. Negocia com a brecha.

Raça vem antes de tudo pro branco mesmo. Eles só não falam mais sobre isso. E o preto que fala é mal visto. Pq aí se bota em risco todo o sistema branco. Quem não vê a branquisse dos próprios comportamentos, todo dia, toda hora, e busca melhorar, pode se fazer de sonso mas tá vendo direitinho as vantagens de ser traidor da raça.

Quem esqueceu a raça primeiro foi o preto. Até os que tão postando Garvey na net. Que se você não tá melhorando seus comportamentos zuados, é igual cristão dizendo não matarás, igual governo Lula pregando igualdade racial e as mortes de preto aumentando mais de 400%. É caô. É lero. Vale nada.

Só vira bom quem se viu ruim. Só se torna responsável quem se viu irresponsável. Só sobe a montanha quem conheceu o fundo do poço e não gostou. Quem tá neutro, é quem se vê bom mesmo. Quem não fala de raça em tudo que faz, só tá seguindo a raça dominante. Quem não imita os ancestrais, ta imitando quem matou eles. Os pretos não tão na merda pq o branco matou, roubou e escravizou. Os pretos tão na merda pq perdoaram os brancos e aceitaram o sistema dele mesmo. A culpa é nossa. E a solução?

Raça primeiro.

--

--