O que o estado tirou, o Òkòtó me deu.

Ogunshoye Hondo Wimana
revistaokoto
Published in
2 min readJan 19, 2023
Diego Alberto

O Kilûmbu Òkòtó tem mudado tudo em minha vida. Tenho melhorado em vários aspectos. Hoje sou um cara mais forte, mais determinado, mais inteligente… enfim, hoje sou uma pessoa bem melhor do que ja fui um dia.

Para quem não sabe, eu fui criado em uma comunidade que não tinha acesso a cultura, !a saneamento básico e a educação era precária. Nessa onda aí, o estado já tinha arrancando o básico da gente que vivia lá..O estado tirou cultura, educação e também tirou muitos amigos através do genocídio e encarceramento. Aí o Òkòtó aparece e me proporciona tudo isso e mais um pouco. Ganhei uma família que só cresce, passei e viver imerso em nossa cultura e sigo aprendendo muita coisas com os bravos da casa.

Nesse Kwanzaa eu tive a oportunidade de assistir pela primeira vez uma peça de teatro. O Ykoritá Metá, que é o Grupo de Teatro Negro do Kilûmbu Òkòtó, me proporcionou essa experiência maravilhosa.

O Òkòtó tem me dado tanta coisa que nem da pra ficar falando aqui. A parada tem mesmo é que ser vivida e sentida. Só sei que estamos cada vez mais fortes, os ancestrais tem falado com a gente e estamos recebendo a confirmação de que estamos no caminho certo.

Axé

--

--