O que o Kwanzaa tem a ver com Economia?

Bunmi Mkali
revistaokoto
Published in
2 min readJan 26, 2022
Por Diego Alberto

Nessa época do ano começa a pipocar um pessoal explicando sobre a celebração do Kwanzaa, criada por Maulana Karenga em 1966 nos Estados Unidos e celebrada por pretos ao redor do mundo todo, principalmente na diáspora.
São vários posts explicando o surgimento da festa, suas bases e seus símbolos, mas aqui nós vamos trazer como o Kwanzaa tem tudo a ver com Economia e Política.
Pra começar, Kwanzaa é uma referência a “matunda ya kwanzaa”, os 1°s frutos, já que essa é uma época de colheita, de chegada dos frutos do trabalho de toda uma temporada. E, sim, eles devem chegar com muita festa, com espaço pra reflexão sobre as experiências vividas, pra presentes, pra estabelecimento de princípios de comunidade, pra planejamento de futuro… cabe tudo isso dentro dos 7 dias de Kwanzaa!
Iniciando em 26/12, com o princípio de Umoja (Unidade) e finalizando em 01/01 dia do ano novo e tb data da Independência do Ayiti, é o princípio de Imani (Fé) que fecha os trabalhos. Ou na verdade, que abre os trabalhos pro ano todo, já que cada um desses princípios vai estar cada vez mais presente no nosso dia-a-dia conforme a gente for construindo nossa comunidade.
E o Kwanzaa é totalmente sobre construção de comunidade, por que como que faz festa sem gente? kkkk Aliás, como que faz qualquer coisa sem gente? O Black Money tá aí “construindo economia preta” sem comunidade preta, taserto viu
A própria ordem dos princípios vai das pessoas que vão estar prontas pra desenvolver qualquer coisa quando tiverem Umoja, a Unidade, passa pela luta preta, com Kujichagulia, a Auto-determinação, Ujima, o Trabalho coletivo e a Responsabilidade e Ujamaa, a Economia colaborativa, e culmina na esperança fruto dessa luta toda com Nia, o Propósito, Kuumba, a Criatividade, e com Imani, a Fé. Tudo isso não é linear, cada princípio se relaciona em rede com todos os outros e todos eles juntos são usados para reforçar nossos laços. é a partir desses laços e também desse espaço que o Kwanzaa se propõe a promover que nós podemos também desenvolver nossa Economia!
Nos próximos posts vamos falar sobre cada princípio, se liga na importância desse papo pra fundamentar o seu Kwanzaa.

--

--