O que você vai deixar para seu herdeiro?

Tairine Lopes
revistaokoto
Published in
2 min readJul 8, 2021

"Um povo sem conhecimento da sua historia, origem e cultura é como uma árvore sem raízes( Marcus Mosiah Garvey)”
Quando descobri que seria mãe, a primeira coisa que pensei era dar para meu filho tudo que não tive, sabe aqueles pensamentos clichês de todos os pais sonham?! Pois é era isso. Analisando isso agora que mudei completamente nesse tempo de descoberta e atualmente mãe de um pretinho tão lindo( sim ele é lindo demais), vejo que o que eu queria para ele era um pensamento tão raso, tão embranquecido que se resumia a bens materiais e ta bem, no sentido de tá em espaços melhores( as ilusões da vida né naum)
Ou seja eu não conhecia a frase citada e nem o autor dela na verdade e eu não conhecia nenhuma referência de ancestral que pudesse ensinar para meu filho, eu iria trilhar um caminho bem torto e ruim para a criação do futuro homem preto, o que a sociedade branca teme e a qualquer custo quer ver morto, sim ele iria falar coisas do tipo desculpa por ser homem, só de pensar já da nervoso rsrs

Por Iza Oliveira

Daí a importância de conhecermos a nossa história, origem e cultura, porque o que temos por aí são várias árvores sem raízes, querendo se enraizar na terra que não lhe cabe, se matando aos poucos para caber aonde nem era pra tá, gente para com isso!
Para ensinar eu tive que sentar e aprender e tô aprendo porque não é da noite para o dia que voce se torna totalmente consciente, tô no processo, que não é fácil, anos de alienação não se tira em meses. Meus filho tá aprendendo de primeira, e sempre dá aulas pra mim, me refiro a intelectualidade, corporeidade e espiritualidade, o três pilares do Kilûmbu Òkòtó, sem ele saber, ele tem muito de tudo o que eu corro atrás pra buscar, enfim ele que me ensina. A criança tem esse axé em tudo que faz, descomplica questões que pra gente é algo difícil de entender, fala cada coisa que te faz ficar refletindo, e que faz todo o sentido.
Imaginem só o nosso bonde ja é brabo, pense o quanto mais brabo vai ficar com os nossos erês que crescem tendo a base que e só pegamos após adultos, gente não tem pra ninguém, maior orgulho de fazer parte e contribuir para nosso Kilûmbu.
Quando falamos que não estamos pra brincadeira é real, base tá vindo, e tá vindo forte!

--

--