Kafunji Mahin
revistaokoto
Published in
3 min readDec 18, 2021

--

Omnicrom

Obaluayê saiu pelo mundo, aprendendo o que fosse possível e distribuindo toda sua riqueza. Não demorou muito para que levassem tudo o que tinha e ter que pedir o básico para que continuasse.

Um alimento, água, meios para descansar e se abrigar, acolhimento…mas ele não teve. Não tinha mais riqueza que pudesse ser extraída, logo não valia mais nada para quem só queria o que ele tinha em valor.

Um dia Obaluayê chegou num vilarejo pedindo alimento e um pouco de água, mas ao ver aquele homem maltrapilho, o enxotaram de lá. Obaluayê fez o sol parar em sua hora mais alta e se retirou para uma montanha próxima do vilarejo. Tão logo o sol começou a esquentar, todos sentiram-se mal e o sol não baixava. As fontes secaram, os animais começaram a morrer de sede, as pessoas começaram a ficar doentes, e o sol não de punha.

O Obá foi consultar o Babalawo para saber o que estava acontecendo com seu reino, e Ifá disse que haviam ofendido o Senhor da Terra. Ifá disse que fizessem um ebó, e fosse oferecido tudo o que Obaluayê mais apreciava, que cuidassem dele e lhe dessem abrigo, e assim foi feito. Obaluayê ficou feliz com o que foi feito e decidiu permanecer ali, tornando aquele povoado fértil e muito rico e poderoso.

Esse dias o mundo está em polvorosa com uma nova variante do covid-19; o Omicrom. Anterior a esta variante, houveram mais duas a Beta e a Delta, fora o próprio covid-19, que já matou milhões em todo mundo. Mas algo que acendeu um alerta na minha cabeça em relação ao Omicron é que as últimas duas variantes causaram menos alvoroço. E aliás a primeira variante, a Alfa, surgiu no Reino Unido e provavelmente você nem ouviu falar ….então continua a ler que você vai entender onde quero chegar.

O “detalhe”(se é que se pode chamar assim) é que a Omicron surgiu na África do Sul. E não demorou muito para tomarem medidas para que ninguém saísse ou entrasse na África do Sul, até que seja possível detectar o nível de estrago da Omicron. Enquanto isso, eu dou um doce pra quem disser qual país, em meio a essa pandemia, se organizou afim de oferecer cuidado aos países africanos, que sabidamente tem menos condições financeiras de brigar no mercado internacional por vacinas ou algum outro meio de cuidado para sua população!! A “preocupação” está na quantidade de oynbo que vai morrer!

E tem muito oymbo na África do Sul né?! Só somar dois+dois. Fato é que a gente tá cansado de saber que oynbo se protege. E vc não vai ouvir falar em meios de auxílio internacional aos outros países afrikanos porque oymbo nao tá interessado na nossa saúde, tô errada?!

“ainn fulano ajudou mas não quis ser identificado “

Quer aplausos? À mais de 2021 anos(pelo menos!) que eles exploram, extraem e sugam tudo o que tem de riqueza nossa! Eu quero mais é que o sol queime!

E não me venha com essa de não querer mau do outro. Enquanto vcs falam sobre “não querer”, eles estão fazendo! E continuarão enquanto essa tua alma de escravizado continuar louvando um Deus que não é nosso!

--

--