Organismo Vivo

Marina Piedade
revistaokoto
Published in
2 min readJul 31, 2021

Òkòtó é um organismo vivo.

Ilustração Izaias Oliveira

Òkòtó é um organismo vivo, um corpo, que assim como capoeira não se faz apenas pelo que está de dentro pra fora, mas também do que se da de fora pra dentro. É um relacionamento sério e recíproco que se alimenta de dentro de nós para Òkòtó, de Òkòtó para dentro de nós.

Òkòtó é boca que precisa ser alimentada.

Òkòtó como essa grande roda, como a dança dos corpos que se fazem em crescimento e mudanças constantes, destruindo certezas e crenças antigas e construindo pessoas para então se tornar nação.

Òkòtó é mandinga.

Òkòtó em larga escala é um organismo pulsante que ultrapassa fronteiras físicas, corporais e estaduais, que liga suas células através de uma dança espiritual, um ritual rumo à autonomia de si, de nós.

Òkòtó é expansão.

Òkòtó é nomear a si mesmo, é autonomia de trilhar nossa própria caminhada é definir a partir dos nossos parâmetros e termos, quem somos e até onde queremos chegar e perceber que sempre vamos mais longe, além do horizonte definido, ainda maior do que aquilo que os olhos e a imaginação podem alcançar, é realizar a grandeza que há em nós, indivíduos e coletivo, é querer e tornar-se grande.

Òkòtó é propósito.

Òkòtó incomoda, às vezes machuca, às vezes dói, mas não como sofrimento, apenas nós força a fazer escolhas, a ver aquilo que não cabe mais e a necessidade de se desenvolver e construir outros caminhos, e isso não simples mas a caminhada é fundamental.

Òkòto é encruzilhada.

Òkòtó cutuca as feridas mais profundas e força o amadurecimento, a responsabilidade e principalmente o compromisso, consigo e com o todo. É a responsa de carregar o nome de uma casa cheia de brabos, é colocar a cara e sustentar suas escolhas, defender sua família e saber servir.

Òkòtó é esse jogo de tentar perceber o que é você, o que somos nós juntos, e entender que realmente a linha é tênue, não sobre se perder, mas sobre realizar que o grande organismo Òkòtó se movimenta e é formado a partir das células que somos nós.

--

--