Origem

ericles Ìjìlodò
revistaokoto
Published in
1 min readNov 4, 2022

Minha mãe é minha origem
Meu pai é minha origem
Ọlọrun é minha origem
Meu Orí è minha origem

Os ancestrais vem antes de qualquer um até antes de você mesmo, dentro das nossas culturas isso é bem explícito.
Escutando uma história do Baba Apokan esse verso me veio na mente onde é citado a importância dos que vieram antes, é necessário glorificar o orí dos que vieram antes.
Èṣù demonstra isso no Itan que estão presentes, Ọṣun, Ọya e Iyemonja aonde Èṣù pede a sua parte e destina o restante do owo aos ancestrais e manda elas cavarem um buraco e depositar lá a parte dos ancestrais, isso o pq a terra é a comunicação direta com o òrun o mundo espiritual, os nossos rituais são direcionados ao ayé para que os ancestrais nos ouça.
Na nossa cultura bem diferente da cultura dos yuguru não coloca o òrun somente no próprio sanmọ(céu) e sim em outra dimensão que muitas vezes vai ser acessada através do ilẹ, a própria terra.
Isso vai retratar a relação que temos com ile-ìfẹ (planeta terra) relação de zelo para com a terra é o zelo diretamente com os ancestrais e o próprio Olódùmarè, já que tudo que existe tem a essência do mesmo.

Arte: Marina Piedade

--

--