Editorial: Os brabos que pisaram nesta Terra

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 11, 2021
Capa da Revista Òkòtó - Edição 06

Agora, me fale sobre sua filosofia

Como um artista deve ser

Eles devem ser alguém com prosperidade

E sem noção da realidade?

Lauryn Hill — Superstar

Começamos o editorial com esse trecho da música da Lauryn Hill, onde ela questiona sobre como um artista deve ser. E trazendo para o tema da nossa revista que, essa semana será sobre celebridades negras, eu pergunto: como é a sua filosofia? Como uma celebridade deve ser? Alguém sem noção da realidade? Pensando em celebridades negras, qual primeiro nome que vem na sua cabeça?

Ao falarmos sobre celebridades, muitas pessoas logo associam à esses artistas famosos que na verdade não fizeram nada pela nossa comunidade de fato e estão nas mídias pela suposta representatividade (que representa quem ou o quê, na verdade né?). Hoje em dia até influencer das redes sociais ganham o status de celebridade.

Enquanto os brabos de verdade seguem sendo invisibilizados por serem vistos como ameaça, porque de fato confrontaram tudo aquilo que admitimos como verdade por meio e através da colonização, Esses que realmente tinham como objetivo pessoal e coletivo atingir a emancipação e liberdade da população negra e que precisam sim serem lembrados por nós.

Nesta edição traremos alguns que consideramos como verdadeiros brabos, aqueles que falam em termos de comunidade, e não apenas sobre conquista individual. Vocês poderão ler um pouco mais sobre Amos Wilson, Garvey, Kwame Ture, John Henrik Clarke, Marimba Ani, Lumumba, Malcolm X e por aí vai…

Se deliciem com essas histórias e que eles possam ser verdadeiros influencers para nós, sem precisar de Tik Tok pra isso, e que possam nos incentivar a sermos brabos também.

Boa leitura!

--

--