Paciência, constância e disciplina

Jhené Zahara
revistaokoto
Published in
2 min readJun 21, 2022

Tudo na vida requer três coisas: paciência, constância e disciplina. Tanto para construir quanto para destruir algo, é preciso ser capaz de obter essas qualidades

Apesar de parecer, à primeira vista, características repressoras, são aptidões que todos nós deveríamos desenvolver. Normalmente, quando se fala dessas habilidades pensamos logo em restrição, fim da liberdade, que foi a pior droga inventada para nós diga -se de passagem, agora te entendendo Alexandre Pires, fico me perguntando também o que que vou fazer com essa tal liberdade?

Ilustração: Diego Alberto

Voltando ao ponto, são habilidades que dizem a respeito sobre nosso autocontrole, é um sinal de força interior, o que inclui suas ações e reações sobre o que acontece ao seu redor. Com elas conseguimos traçar metas para alcançar os objetivos e colocá-los em prática sem se perder no meio do caminho. E é explorando esses atributos que o branco conseguiu destruir a imagem que tínhamos de nós mesmos, é nesse pique que os oportunistas que se dizem neigros militantes, e etc vem sustentando e mantendo essa narrativa distorcida da nossa realidade e de quem somos. Com metas muito claras e artifícios muito sujos, para alcançarem os seus objetivos.

A liberdade que nos é vendida, esse conceito de ser despojado, me tornou muito indisciplinada, menos concentrada e conectada e, só me dei conta disso quando me pediram para escrever minhas reflexões. Percebi que não conseguia desenvolver um texto com clareza, porque não tenho hábito, porque não insisti e desistia, como não é algo que me dá prazer então deixava para lá. Mas, esqueci do mais importante, que o branco nunca deixa pra lá, o projeto de aniquilação ainda tá aí em vigor, em cada detalhe. E o compromisso que decidi assumir ao entrar no Òkótò, não tem espaço para desistências, não fazer, fazer somente o que eu gosto e curto, é um lugar que me convida o tempo todo para ser disciplinada, o tempo todo me revistando e encarando o que não é tão confortável para mim.

Bolt fala que a “Diferença entre o fácil e o difícil é a preparação”, então o quanto estamos nos preparando, nos disciplinando, focando no objetivo de nos reconstruir, de romper com nossas imagens ruins, com nossos hábitos ruins, com nossos lugares de comodidade.

Esse aqui é o bilhete para mim, meu ponta pé inicial, meu convite a minha disciplina e ao meu exercício de escrita.

--

--