Paciência

Lua Cruz
revistaokoto
Published in
2 min readSep 8, 2022

♪A paciência de Jó
é o que me orienta♪

Em cada ladainha da capoeira tem um ensinamento. Essa por exemplo tá na minha lista de preferidas, porque vejo que paciência é uma qualidade que há em mim, mas também pode ser um defeito.

Nunca é uma coisa só. As qualidades e defeitos podem ser o inverso dependendo de como tu demonstra eles, em qual contexto, lugar e com que pessoas.

Paciência é bom pra gente não querer apressar as etapas das nossas tarefas cotidianas, nos relacionamentos com os outros e conosco mesmo. Porém, ser muito paciente em situações que exigem pressa, ação, pode te fazer perder Tempo ou oportunidades.

Aqui no pátio, junto dos meus familiares, várias vezes fui paciente e calma, em situações que exigiam isso de mim. Se eu não fosse paciente com os outros, colocaria mais lenha na fogueira e as situações ruins poderiam piorar…

Isso é sobre opostos também. Se eu não tivesse uma personalidade mais passiva, mais paciente, talvez não conseguiria contribuir para o equilíbrio da minha família (comunidade).

A paciência me orienta, mas também não me tira do lugar quando deveria.

Percebo que de uns tempos pra cá atraio pessoas bem mais impacientes, ativas, explosivas; e são com essas pessoas que consigo alimentar essa energia do fazer e acontecer. E isso é bom, porque isso me faz ser mais corajosa para estabelecer limites e dizer o que for preciso dizer.

No fim, pessoas são complementares. Um aprende com a impaciência ou paciência da outra.

Cada uma se orienta pra saber lidar com os processos, as adversidades da vida!

#KilûmbuÒkòtó

--

--