Para se tornar rei é preciso matar o escravizado!

Kafunji Mahin
revistaokoto
Published in
2 min readMar 8, 2021

A muito tempo, um homem preto foi escravizado. Ele foi capturado em sua terra natal, destituído de seu nome, arrancado de sua família e levado pra longe pra ser obrigado a trabalhar sob castigos, humilhações e todo tipo de abusos. Um dia, esse homem conseguiu, escondido, consultar um outro escravizado o qual ele teve notícias que era um babalawo, e pediu que perguntasse a Exu uma maneira de mudar sua sorte.

O babalawo consultou Ifá e Exu disse que o homem fizesse um ebó. Que juntasse determinados ingredientes e fosse até a floresta e deixasse lá. Com muito sacrifício, o homem escravizado conseguiu juntar o que era preciso pro ebó e numa distração do feitor, correu pra mata pra arriar a oferenda. Pediu com toda fé que Exu mudasse sua sorte, e antes que terminasse sua oração, o feitor o encontrou. O feitor questionou o porque ele estava ali, quando deveria estar trabalhando.

- Iô só tô pedindo que Exu mude minha sorte sinhô...

- Sorte?! Ocê vai vê como vai mudá tua sorte com esse tal de Exu!!

E após o feitor garantir que chegasse aos ouvidos do senhor do engenho que um dos escravos estava fazendo “feitiçaria" na mata em horário de trabalho, o mesmo garantiu que o escravo fosse despachado dali. Prendeu o homem escravizado numa caixa de madeira e o lançou ao mar.

Longe dali um rei falecera. Os sábios da aldeia consultaram o babalawo para saber como proceder e quem herdaria o trono, já que o rei tinha falecido sem deixar herdeiros. Ao consultar Ifá, Exu disse: O rei surgirá das águas e reinará com justiça e sabedoria sobre este reino.

Na praia daquele lugar, alguns pescadores avistaram uma grande caixa, e pensando ser algo de valor que tinha se perdido no mar, resgataram a caixa. Ao abrirem o homem, outra escravizado, quase morto, pedia ajuda. Os pescadores, pensando ser algum mal feitor que havia sido castigado, o levaram até o palácio do rei, que também acumulava a função de juiz, para indagar o que fazer com o homem que resgataram do mar.

Ao chegarem, ainda sem saber do falecimento do rei, os pescadores contaram a história para os sábios que logo se lembraram do que Exu havia dito por Ifá, e então coroaram o homem livre, rei daquele lugar!

Sabe qual é desse itã? A gente passa a vida toda escravo dos oynbo...financeiramente principalmente...mas nem todo mundo tá disposto a sacrificar o pouco que tem hoje, e passar pelo que for hoje, pra matar o escravizado e ressurgir rei/rainha(de si)! Vocês acham que não tem saída, que não da pra fazer diferente, que de dentro do caixão só resta a morte! E é exatamente isso, morte! Há vários itãs que contam exatamente isso...para renascer rei/rainha, é preciso que morra o escravizado(a) e quem mata ele é a nossa decisão de mudar nossa sorte! Pense aí!

--

--