Por cima do mar eu vim, por cima do mar eu vou voltar…

Ahangbé Ainá Ehioze Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readAug 26, 2022

Esse verso as vezes bate como uma onda no meu Óri, me trazendo convicção e firmeza. Esse verso é determinante, ele afirma sobre o futuro. Sem sombra de dúvidas.

Por Vitória Camilly

E essa energia de convicção pra realizar aquilo que a boca declara, é a energia que tem circulado no nosso Kilûmbu. Nas últimas semanas inauguramos nossos dois primeiros espaços físicos, foram anos de planejamento e palavras de axé investidas pra tudo dar certo. E é essa convicção que eu quero manter acesa em mim porque é ela que vai nos guiar pelo mar pra que possamos voltar pra África.

O verso me lembra que o caminho de volta é o caminho que nos trouxe até aqui. Refazer esse caminho é sobre entender a ancestralidade, sobre traçar essa conexão com aquele que já percorreu muitos passos na mesma direção que estamos indo.

E tudo que aconteceu no RJ ainda está se assentando em mim. Me pego pensando em detalhes e raciocinando sobre aquilo que meu corpo compreendeu naturalmente.

O encontro com o mar, no abraço saudoso de Yemanja.

O meu bonde todo em sincronia, vibrando uma energia de cabulosa de arrepiar no sol de 10 horas do RJ. Energia essa que agitou o mar, nos trazendo a resposta da Rainha das águas de que estamos na direção certa pra voltar.

--

--