Por qual meio necessário?

Akinwunmi Bandele
revistaokoto
Published in
2 min readJul 14, 2022

Duas importantes questões na construção da comunidade. A primeira é o meio pelo qual ela vai se construir, a segunda é a formação das pessoas que vão compor aquela comunidade.

Quando o objetivo é a emancipação e autonomia de uma nação, dependendo do meio, o projeto acaba antes de começar. Pensa só no Sankara, ele até conseguiu realizar algumas reformas, mas o meio que ele escolheu foi o mais difícil. Entrar na política sem antes formar uma base poderosa dificilmente terá uma continuidade. As nações no seu entorno não estavam entrosadas com as políticas dele, e nessa revolução que ele queria implantar haveria inimigos poderosos, então pra isso devia chegar poderoso pra se equiparar à aqueles que venham tentar barrar o progresso. A Rússia, por exemplo, sustentou sanções econômicas por conta do conflito de interesses com a OTAN pois havia várias cartas na manga pra sustentar o custo, inclusive militarmente.

Outra questão são as pessoas, e pra isso é importante formar uma base que tenha fidelidade ao propósito. Sankara foi traído pelo seu braço direito, Blaise Compaoré, que lhe deu um golpe de estado e o assassinou. Malcolm X teve situação parecida com Elijah Muhammad, que deixou Malcolm sem a sua proteção política, mesmo depois de tudo que ele havia feito para o progresso da N.O.I..Então, em ambos os casos, o meio vai dizer até aonde vai o progresso, e nesses dois exemplos percebe-se que entrar em um meio onde não se disnerce quem é aliado e quem não, existe uma porcentagem grande de não vingar. Os propósitos já estão pré determinados, ai o grande problema está em querer mudar o que já foi determinado lá na raiz da organização/instituição, e geralmente é o que gera conflito.

Então, esse papo de “ Por qualquer meio necessário” é mais sobre UM único meio que seja forte. Instituições em que os líderes estejam envolvidos quase que 100%, devendo formar uma base, os braços que vão realizar e dar continuidade ao trabalho dos líderes quando se ausentarem. Mais importante que lealdade vista, é a lealdade quando não tá sendo vista. Conhecer o inimigo é tão importante quanto conhecer o seu amigo.

--

--

Akinwunmi Bandele
revistaokoto

Estudo e leciono História no nosso Instituto de História da Áfrika e sua diáspora do Kilûmbu Òkòtó.