Povo forte, povo poderoso…

Mariah Vianna
revistaokoto
Published in
1 min readMay 3, 2022

Quando falamos em termos uma economia forte, sobre ter nossos próprios negócios, fazendo o dinheiro circular nas nossas mãos, estamos falando sobre poder.

Assim como estarmos calçados na nossa própria cultura, pautando o mundo pelos nossos termos, ter poder econômico é fundamental para sustentação de uma comunidade preta, nos dá base, nos faz fortes. E, um povo forte não pode ser dominado.

Ilustração: Mischellye Rocha

Quando eles nos enfraquecem, cultural e economicamente, eles conseguem penetrar nas nossas comunidades e nos dominar, como já vimos em diversos exemplos da nossa história. Criando uma dependência em relação aos sistema branco, conseguem nos manter sob sua jurisdição, fazendo com que não consigamos nem enxergar outras perspectivas.

Por isso, é importante trabalharmos para sermos um povo fortalecido, nos valores culturais e na economia, para que ninguém consiga nos dominar. Trabalhar no sentido da autonomia, de construir as coisas da forma que nos relacionamos com o mundo, criando comunidades fortes e saudáveis.

O caminho da autonomia não é fácil, exige bastantes esforços, mas é o caminho do fortalecimento econômico que nos leva ao poder, e nos dá capacidade de nós mantermos sem dependência em relação ao mundo branco.

--

--