Princípios do Kwanzaa

Akilah Raawiya Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 17, 2021

--

Kwanzaa não significa “natal dos pretos”! (Leiam o texto: Kwanzaa é o Natal dos Pretos?)

Então por que a gente não fala rapidinho sobre os sete princípios que são tão importantes?

UMOJA

Significa UNIÃO. Estar unido enquanto comunidade, família e raça preta. Você está praticando isso? Está junto com os seus semelhantes? Ou tirando aquilo que você olha no espelho, outros pretos ao seu redor nunca nem viu?

KUJICHAGULIA

Significa AUTODETERMINAÇÃO. Ser responsável pelo seu próprio futuro. Você toma suas próprias decisões? Tem o poder de se auto governar, ou coloca seu destino na dependência da mudança alheia, por exemplo? Um exemplo de autodeterminação é o grande Malcolm X.

UJIMA

Significa TRABALHO COLETIVO E RESPONSABILIDADE. Nós somos oprimidos enquanto grupo, temos que agir como um grupo para construir e resolver os problemas da nossa comunidade. Isso é o oposto do famigerado “pretos no topo”, que não passa de uma expressão enxuta para o “farinha pouca, meu pirão primeiro.” Você joga de que lado?

UJAMAA

Significa ECONOMIA COOPERATIVA. Para esse acontecer se encaixa bem no que o brabo Kwame Ture já falou: “Precisamos voltar a acreditar novamente em nossa capacidade de construir nossas próprias coisas”. Seria os ganhos através da nossa própria atividade. Quem te alimenta? Você está na dependência de quem quer seu fim?

NIA

Significa propósito Buscar alcançar nosso objetivo, através do trabalho em grupo. E qual seria? Essa é fácil. Seria o de construir nossa comunidade, elevar e expandir a cultura africana.

KUUMBA

Significa criatividade. Desenvolver novas ideias que beneficiem a comunidade. Esse princípio pulsa em nossas veias! Nós somos o povo original, nós criamos todas as coisas! Só precisamos resgatar nossa história e inflar nosso espírito novamente para agir!

IMANI

Significa fé. Acreditar e honrar tudo o que os nossos ancestrais realizaram, não deixar morrer nossas tradições, e seguir confiante que lições tiradas do nosso passado, podem garantir e modificar para melhor o nosso futuro.

Deu para pegar a essência de cada um né? Não leia apenas, leve estes princípios africanos para praticar em sua vida. Adotemos estes princípios e celebremos o Kwanzaa!

Por: Akilah Raawiya Òkòtó

--

--