Processos

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
5 min readApr 24, 2022

“Cada lugar um lugar, cada lugar uma lei, cada lei uma razão, eu sempre respeitei.”

Por Vitoria Camilly

Tem motivo pra tudo que o branco quer por a mão e determinar o futuro ser em processos. Tem motivo pra processo de político e juiz do STF mudar a lei em um dia com medida provisória e jurisprudência e o de preto demorar 10 anos, prescrever. Da prisão do preto à absolvição do policial, da pensão alimentícia à guarda da criança. O branco é viciado em processos. Num é a toa que o negresco ama um processo de racismo, ama uma lei integracionista. E o negócio é, pra negresco e pra branco, esses processos dão o resultado que eles querem. A galera fala “a justiça não funciona” mas tudo que faz envolve contrato, processo, lei branca! Pra você negresco, ela funciona sim! Pra servidor, pra artivista, pra esquerdista, pra feminista, ela funciona sim! Só falha quando envolve quem te paga seus privilégios, hipócrita! Só falha quando é você e o sinhozin que te alimenta e te controla. Aí você reclama, diz que a vida é dura, e segue mamando nas tetas do governo. Só acha que o Brasil tá dando errado quem não entendeu o projeto.

Processo é o caminho pra algo. Pra viver e aprender, são processos. O branco não quer aprender, o branco finge que tá trabalhando pra melhorar o mundo, mas o mundo tá exatamente como o branco quer. Só tem preto demais ainda, aí eles matam e livram os assassinos no processo. Aí eles processam quem vai contra o sistema. E o processo resolve o problema deles.

Essa galera do “estou melhorando, estou no meu processo” é mentirosa. Vai te enrolar anos e no fim vai dizer “se sabe que eu não vou melhorar nada né?”. É gente sem auto estima, sem compromisso, sem propósito.

Na rua é como? Chega em lugar desconhecido, chega na quebrada dos outros, se aprende uma lei nova em 5 segundos pra sair vivo, aí falam que você tem proceder. Vacilou, assumiu, resolveu, processo de 5 segundos. As vezes faz até coisa errada, coisa que não devia fazer, mas ali é sua vida ou sua moral. É encruza. Exu é sem moral cristã branca e de lei branca mesmo, é te mostrar o chão com a rasteira, te mostrar a morte na esquina, e você levantar quando cai, sair vivo e feliz de ter feito o errado ali. Precisou. Era o caminho. Na rua vc só faz o certo pq o errado é cobrado. Famoso certo pelo certo. Certo e errado na rua é relativo. Se tu quiser acertar na moral na quebrada errada, errou e morre. Se tu tiver disposto a errar na hora certa, sua vida tá garantida. É Espiritualidade, é mandinga, é Exu. Igual capoeira. Se acredita num segundo que o golpe é pra um lado, faz o certo e leva o golpe do outro lado. Certo e errado muda a cada segunda, em cada lugar, mandinga é enxergar e gingar na vida.

Melhorar é fazer o oposto do que se quer quando a encruza vem. É fazer ebó, é suar, é sangrar, é buscar o futuro que você deseja HOJE. Todo mundo passa por processos. O ebó que se faz com 40 não é o mesmo dos 20. Mas o branco vive dizendo que estamos num processo de mudança, com as leis e as eleições, e nada nunca muda. Só piora.

Foge de quem é viciado em “estar no processo”. Galera negresca ama dizer “ain o processo, ain aprendizado, ain tamo melhorando, ain o meu tempo, ain eu me perdoo”. Essa pessoa é mentirosa e tá te enrolando. “To no meu tempo”, o tempo é só agora, não existe nada além do agora, os pretos tão morrendo agora pra negresco viver curtindo lombra de processo e se achando referência! Tempo é Exu, e Exu é a vida, é o agora! Se não faz agora, não dá pra esperar fazer não. O ontem foi agora e o futuro vai ser agora de novo. Nossas lembranças tão vivas agora, nossos erros tão influenciando o agora, pra quem quer melhorar e pra quem quer repetir, e o futuro só depende do agora pra se concretizar, ou pra repetir o passado. Isso é a vida, a vida é pra agora, o processo é agora. Repetir seus erros, mentir que vai mudar tbm é processo, viver de “eu me perdoo pelo meu erro” é um processo tbm, que vai se eternizar. É sua escolha agora!

Quem diz “to no meu tempo, to nos meus processos, to melhorando” é inútil agora. Talvez na frente se foda igual no passado, e aprenda. Talvez daqui 10 anos, velho, aprenda o que a rua ensina menino preto de 12 anos. Mas agora, pra quem tá vivendo, é inútil. Processo é ver seu erro agora e mudar agora o que se fez errado, pra viver mesmo. Pra homem preto na rua nois sabe, pisar fofo e respeitar cada lugar, cada lei, cada encruza, mudar comportamento rapidinho pra não cair na bala. Pra negresco e pra branco, processo. Sempre processo, nunca resultado. Enganação. É processo pra continuar igual porra! É planejado!

Acelere seus processos ao máximo, lute contra suas vontades. Esquecemos os quilombos, esquecemos Garvey, esquecemos que processo é botar a cara a tapa e trabalhar pelo nosso povo sem saber do amanhã mas planejando um amanhã, sem medo da morte mas com a morte em cada esquina. Esquecemos que processo é fugir da fazenda e fazer quilombo. Isso é processo. Isso é melhora. Isso é Exu. Isso é ser preto. Processo só serve com propósito. Vacilar e dizer “to no processo” é explicar o erro, não é acertar, aprender, melhorar, não é processo de melhora. Primeiro melhora depois fala. Aprender é fazer, não falar. Processo é errar e acertar em seguida depois pensar no que errou, no que vc tem zuado, depois digerir, primeiro acertar. Quem erra e diz que ta no processo tá defendendo o erro. Pra errar de novo. E vai te derrubar na frente mentindo até por anos que quer te ajudar, um dia, na frente, na melhora, no seu tempo, no processo.

Quem diz que tá no processo quando erra mas não faz o certo em seguida, vai te processar na lei branca pra não ter que acertar. E quem tá no processo de melhorar mesmo não precisa de tempo pra fazer o certo.

--

--