Qual imagem sua comunidade tem de você?

Quitéria
revistaokoto
Published in
2 min readApr 11, 2023
Por Arokin

Autoimagem nunca é uma construção individual.

A autoimagem só pode ser construída em comunidade

Por mais que a ideia de autoimagem nos remeta a um lugar de autoconhecimento e um olhar mais atento sobre si mesmo, essa construção só se dá de forma completa se feita em conjunto com o olhar da sua comunidade. É a comunidade (e não essa visão generalizada de sociedade) que vai te possibilitar enxergar a imagem que de fato é passada nas relações interpessoais que são estabelecidas, já que nós mesmos podemos acabar falseando em nossa mente, criando uma fina cortina entre o que queremos transmitir e aquilo que acabamos por transmitir de fato.

É a comunidade que vai te mostrar como suas ações são recebidas pela mesma, qual energia está sendo colocada e como ela está, ou não, sendo construtiva para a comunidade. A partir dessa energia empregada em coletivo é que se torna possível perceber o que é benéfico, ou não, pra si mesmo, individualmente. Afinal, se a ideia é sermos indivíduos com disponibilidade a construir, fortalecer e expandir a comunidade, não podem existir benefícios que sejam estritamente individuais, que não serão de uma forma ou de outra, também benéficas à comunidade.

Conseguir se enxergar enquanto importante na comunidade em que se dispõe a construir é essencial. Reconhecer essa importância quando isso é pautado por um outro, faz parte do processo de construção e solidificação dessa imagem de si. E nesse processo, é preciso se colocar disponível às contradições. É preciso ter a possibilidade de abrir mão daquilo que se tinha uma ideia, uma vontade de ser, e assumir de fato o papel que já vem sendo desempenhado, a função que comunidade precisa que você faça, e que não foi lhe dada de forma aleatória e impensada. A autoimagem deve ser o equilíbrio entre o individual e o coletivo, sem que um prevaleça sobre o outro. Deve ser esse entendimento harmonioso de um ser completo e contraditório, capaz de se realizar naquilo que é compartilhado com os seus.

--

--

Quitéria
revistaokoto

Escrevo o que penso e às vezes penso merda. Mas descaminho também é caminho, só precisa saber interpretar. ❤️🖤💚