Quanto tempo o tempo tem?

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
3 min readApr 24, 2022

Quanto tempo o tempo tem?

Por Vitoria Camilly

Eu talvez seja uma das pessoas mais afobadas que eu conheço, ontem mermo tava mandando um amigo respirar, mas e eu cof cof, eu nem to respirando.

Esses dias tava numa reflexão sobre tempo, a gente tem a mania de querer tudo no nosso tempo né. E a gente mesmo não respeita o nosso próprio tempo quanto mais o tempo do outro. Aí vai dar burro com 30.

Se parar pra reparar o tempo é o mesmo pra todos e ao mesmo tempo um pra cada um. Bagulho doido isso de eu querer tudo no meu tempo. Quem é displicente com o tempo do outro paga um custo. Quem é displicente com seu próprio tempo paga custo dobrado.

Eu não sei se um dia eu conseguirei saber esperar. #EuEscolhiEsperar hahaha mas sei que se eu não parar de ser afobada logo, pagarei custos caros por ser displicente comigo mesmo e com meu próprio tempo.

Tempo é recurso e quem tá ligado em mamãe sabe que recurso não se gasta de qualquer maneira, tem que saber usar, tem que saber dar, tem que saber administrar. Devagar também é pressa. E apressado come cru e quente, queima a língua. Mas também quem espera demais, perde a vez.

Há o tempo de correr, há o tempo de andar, há o tempo de parar, há o tempo de observar. Se tu corre quando tem que andar ou vice-versa, tropeça, cai. Você não pode esperar que respeitem o seu tempo, se você não respeita o tempo do outro. Ou mais ainda, você não pode esperar que respeitem o seu tempo se nem você respeita seu tempo.

No itan de Oxóssi e Oxalá, onde Oxóssi deixa de levar Oxalá pra caça, eles só continuaram a amizade porque um respeitou o tempo do outro e ao mesmo tempo ambos respeitaram o próprio tempo. Oxalá não quis correr porque sabia que não seria bom e nem Oxóssi quis andar mais devagar pois ele perderia a caça, pois precisa ser ágil. E mesmo “separados” continuaram amigos, tanto que Oxóssi deixava todo mel que colhia para Oxalá. E assim, os dois se mantiveram presente um na vida do outro de alguma forma. O tempo é um pra cada um.

O tempo é generoso pra quem é generoso com ele. Quem consegue administrar bem seu tempo, faz muitas coisas em um período curto de tempo, quem é displicente com o tempo, às vezes passa o dia e não fez nada. Passa anos, não construiu nada. Passa uma vida e não vai deixar nada. Perdeu tempo!

Eu não sei esperar, e confesso que tenho andado sendo displicente com meu tempo, e tenho pagado os custos por isso. Se eu não respirar quando tenho que respirar, vai me faltar ar e aí quando eu realmente tiver que correr, vou ficar pra trás.

--

--