Quem é a branquitude?

Cristiano C. da Rosa
revistaokoto
Published in
Sep 21, 2022

Sempre me pego com a dificuldade de entender quem é a distante branquitude que as pessoas pretas combatentes do racismo vivem a apontar.

Eu acho que a branquitude que os pret@s e as pret@as adoram culpar pelo racismo são as mães branc’as, seus filhos e parceiros branc’os.

Parece óbvio, mas eu acho que pra muita gente não é.

Há uma desconexão com o uso desse termo porque pret@s vivem rodeados pela branquitude, até fazem parceria pra acabar com o racismo.

Essa mesma branquitude que chega na maldade de todos os lados, em todos os locais.

De tempos em tempos, da branc’a aparentemente mais pateta ao branc’o visualmente mais ruim, todos têm algo em comum.

Mas pros negrescos e negrescas a branquitude são pessoas bem longe do dia a dia dos pretos e pretas.

Na real adoram a branquitude ou tem muito medo dela.

Arte: Misha Òkòtó

--

--