Quem faz o ebó não teme a morte.

Kafunji Mahin
revistaokoto
Published in
2 min readMar 16, 2021
Por Iza Oliveira

Existia um homem que criava todo tipo de animal. Gato, cachorro, vaca, cabra, macaco...e dentre esses animais, ele tinha também um pássaro Ikodidé, que era o seu animal preferido.

Certo dia sua esposa adoeceu muito, ficando a beira da morte, e todos os animais sentiram muito o adoecimento da esposa do homem, que também tinha a função de alimentá-los. De tão tristes os animais quase não tocavam a comida dada pelo homem e se lamentavam o dia inteiro pela esperada morte da esposa dele, menos o Ikodidé.

O pássaro, por sua vez, continuava seus afazeres normalmente, cantava e seguia sua vida. Questionado pelo outros animais, ele disse que não adiantava ficar se lamentando e não fazer nada, pois assim logo eles adoeceriam e morreriam também. Mas o Ikodidé, que de bobo não tem nada, já tinha consultado Ifá, onde Exu disse que ele fizesse um ebó.

Logo menos, Iku chegou para buscar a esposa adoecida do homem, e todos os animais correram para se esconder da terrível criatura....menos Ikodidé, que ao ver Iku, foi em sua direção, pousou em sua cabeça e arrancando uma das penas vermelhas de sua calda, a colocou na cabeça de Iku que pensando estar com a cabeça em chamas saiu dali correndo pra longe.

Logo a esposa do homem se recuperou e voltou à vida normal e Ikodidé foi festejado como o pássaro que espantou a morte.

Bom...para além de espantar Iku, tem algo que Ikodidé fez que justifica sua tranquilidade diante das lamentações dos outros animais; o ebó!

Ikodidé não se abalou pois sabia o que fazer e fez! E é bem por aí...quem sabe o que tem que ser feito é faz, não tem com o que se preocupar quando a treta bate a sua porta. E olha que nesse conto a “treta" era a própria morte!

O Ikodidé é considerado um pássaro sagrado e sua pena vermelha utilizada nas iniciações e em diversos rituais, não só afim de espantar Iku, mas também para que Ikodidé nos transmita sua sagacidade, seu conhecimento e expertise. Quem sabe usar seu saber como SABEDORIA não tem o que temer, nem mesmo Iku(a morte)!

--

--