Reflexão

India Antuniolo
revistaokoto
Published in
2 min readMay 11, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

Estava refletindo sobre nossos anciãos, ou seja, nossos mais velhos, nossos mestres , nossos professores da vida e fiquei pensando.

Será que quando eu for mais velha, as pessoas à minha volta, as pessoas que hoje dizem me amar terão paciência pra ficar ao meu lado?

Terão paciência pra repetir a mesma pergunta, a mesma história?

Será que essas mesmas terão paciência para me ouvir contando a mesma história por diversas vezes e ainda irão falar que massa, sem me dizer “ VOCÊ JÁ CONTOU ESSA HISTÓRIA VARIAS VEZES” ou “ EU JÁ SEI DISSO, VOCÊ JÁ FALOU” quando apenas eu não irei me lembrar.

Será que minha mente irá me ajudar a me defender?

Porque hoje em dia ela já não ajuda e vivo me traindo, a menos que eu anote tudo pra não me contradizer .

Aos poucos você vai percebendo que você já não é mais interessante pras pessoas que você achava que era.

Você vai percebendo que suas idéias não batem mais com as pessoas a sua volta.

Você começa a sentir-se incomodando as pessoas e daí você sem perceber começa se afastar das rodinhas que antes você fazia questão de estar.

Então chega aquele momento em que você se pergunta…. Será que estou ficando velho ou incoveniente? Talvez desinformado sobre a atualidade e talvez seja esse o motivo pelo qual você não se encaixa mais nos assuntos.

Enfim seja qual for o motivo, temos que aprender a cuidar dos nossos anciãos, porque por mais que eles repitam a mesma história por diversas vezes, em todas as vezes você irá aprender uma coisa nova, uma lição nova que com certeza irá te ajudar em teu dia a dia.

Daí você nota que quem é intolerante não são os anciãos e sim os novos que não param para ouvi-los e aprender com eles.

Coisa que não ocorre quando se vive em comunidade, numa comunidade desde cedo somos ensinados a ouvir nossos mais velhos, assim como nossos mais velhos ouvem nossos mais jovens.

Isso é viver em comunidade, isso é colocar sua espiritualidade em prol de sua comunidade e para a comunidade.

Então devemos criar nossos erês com os princípios de nossa comunidade para que eles possam levar adiante tudo o que aprenderam e a dar valor em si mesmo e em nossos anciãos.

Afinal nossa casca não ficará nova pra vida toda né mesmo, como já nos disse o Brabo Fu-Kiau.

Reflitam sobre….

--

--