Relações e espírito

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
2 min readMay 4, 2022

Uma parada que tava trocando esses dias com um amigo é que, pra mim, espiritualidade também perpassa pela forma que você se relaciona com as pessoas. Se formos pensar em termos de comunidade é muito importante saber se relacionar e tratar as pessoas.

Eu tive uma mãe de santo, mãe Rosa, que logo assim que eu cheguei me acolheu, ai de mim se eu chegasse pra gira sem ter comido, ela já mandava logo eu descer lá na casa dela e bater um pratão e tinha comida pra todo mundo. Ela sabia dar esporro mas também sabia cuidar, sempre tinha um cantinho pra gente poder dormir pq como era no morro e a gira acabava de madrugada, ela se preocupava, ainda mais que por lá de vez enquanto rolava uns pipoco. Eu aprendi muito observando essa senhora.

Não encaro muito bem alguém que vive ali a espiritualidade na prática e não sabe se relacionar. E saber se relacionar não significa você ser bonzinho o tempo todo, mas saber falar, saber ouvir, saber dar um esporro, saber dá um chamego, saber acolher. Eu, particularmente, tenho uma certa dificuldade em me relacionar, ora por medo de me expor, ora por desconfiança, sou muito desconfiada, apesar de acreditar na mudança das pessoas, mas sempre bate um “e se…”

Isso acaba ferrando um pouco algumas de minhas relações. Felizmente, Exu botou no meu caminho um parceiro que sabe se relacionar, e na moral, ele me coloca de frente de todas as minhas deficiências nas relações. Eu estou vivendo ao mesmo tempo que estou me curando ao mesmo tempo que preciso lidar com um monte de parada que nunca imaginei lidar e que perpassa pelas minhas dificuldades nas relações.

A gente fala muito de amor preto pensando em dois corpos se amando, mas a gente se esquece que são dois espíritos. Saber se relacionar com alguém é também se relacionar com o espírito dessa pessoa. E acho que isso se enquadra a todo tipo de relação, seja amizade, seja família…

As relações exigem paciência, escuta, entendimento, cuidado, afeto, e claro, umas puxadas de orelha de vez enquanto.

Eu ainda tô longe de ser alguém que sabe se relacionar 100%, mas observando as pessoas à minha volta que sabem, tento aprender e melhorar o meu jeito de lidar com as pessoas. Tem quem se orgulhe de ser taxado de difícil de lidar, mas eu quero cada dia mais melhorar nesse sentido pra que essa deficiência não me custe mais algumas boas relações.

--

--