Respire e realize

Arokin Akasia
revistaokoto
Published in
4 min readMar 22, 2021
Por Iza Oliveira

Pela associação entre Shu e Exu, seus papéis na terra, a forma como agem, temos semelhança entre Exu, pelo sistema espiritual Yorubá.

Shu é o ar, a umidade, a atmosfera, é ele quem possibilita a vida, quem está no meio do plano terrestre e do plano dos céus possibilitando a comunicação e interação entre os dois. A partir do entendimento do sistema espiritual Kushita-Kemetico, Shu está presente no mundo não só como vento, mas em cada partícula do ar, cada partícula que respiramos sacou? Somos repletos, recheados de ar, pouco tempo sem ele já nos tira a vida. Agora vamos ler de outro ângulo. Somos repletos de Exu. Este que é encontrado e numa encruzilhada, o orixá da comunicação, energia que quando bem trabalhada potencializa a capacidade de tomada de decisões. Aqui no Kilûmbu eu já li e ouvi que cada um, cada corpo é uma encruzilhada, pelo tanto de caminhos que nos levaram a ser quem somos nós, nos levam ao ponto de encontro entre nosso corpo e outro corpo, pelas experiências vividas e até às não vividas.

Entretanto com este entendimento científico e espiritual de entidade e deidades desses sistemas espirituais, de maneira literal nós respiramos Exu, nós essencialmente precisamos de Exu para viver, por isso somos a encruzilhada, pois é onde se encontra Exu.

Isso ainda significa que cada respiração que nós fazemos é uma escolha. Pela prática da Yoga Kemetica entende-se que cada respiração é rejuvenescedora, por renovar o ar que temos em nossos corpos, por ser responsável por equilibrar nosso corpo, levando energias acumuladas pesadas (tensão muscular) e trazer energias organizadoras (relaxamento muscular).

A respiração — o ar, a NOSSA ação de modulação do NOSSO ar em conjunto com o ar do TODO, é essencial para a vida e se ar é Shu e Shu é Exu, o ar é escolha.

A cada processo de respiração — inspirar/segurar/expirar/segurar — atitudes são tomadas (ou não).

Pagode formado, vamos ao papo de visão. Te desafio a ficar 5 minutinhos aí sem respirar. Valendo.
.
.
.
Ta aí ainda? Ou nem tentou, desgrama?! Pois é né, tentando ou não tentando tu tá ligado que você até consegue ficar segurando o ar por esse tempo, mas também nunca mais vai soltar. Porque você terá morrido. Dando acordes ao pagode, da mesma se tu ficar 5 minutos sem decidir, você morre.

E aqui não é uma morte física, até porque se houvesse morte por cada decisão negligenciada não haveria um ser humano nessa terra… Mas também não deixa de fazer parte do processo de morte, afinal peixe morre pela boca, mas a gente morre de pouquinho em pouquinho, se deixar, por vários lugares. A prática da yoga kemetica acusa isso claramente em cada alongamento sutil feito, uma respiração equilibrada (e sempre que possível progressiva) transforma grandes tensões em grandes alívios, mas se você não respirar você só sente dor.

Caso você respire rápido, significa que está hiperventilado, ou seja puxando mais ar do que exalando, retirando mais do mundo do que deveria.
Caso você respire pouco você não está nutrindo o suficiente o seu corpo, e aí também não vai conseguir pôr no mundo.

Há sempre ponto da encruzilhada onde tu pode dançar no meio dela por dias dias e dias segurando cada vez mais o ar, não se permitindo expandir. Ar esse que traria frescor, vitalidade, renovaria as energias, desbloquearia nódulos de tensão. SE soltado no tempo correto…

Saber respirar e respeitar cada parte do processo é essencial à vida.
Da mesma forma saber decidir e entender o timing da decisão é essencial à vida. E o barato que eu mais briso nessa parada é que a respiração acontece o tempo todo, eu leio isso como o tempo todo nós temos a oportunidade de exercer a habilidade em tomada de decisões, a cada respiração tu tem a oportunidade de decidir se tu quer parar esse teu mau hábito viciante aí como açúcar, cigarro, passar horas no instagram e depois odiar a própria vida. A cada segundo você é capacitado pelo seu próprio corpo ao poder de exercer uma escolha que lhe seja saudável, tu tem a oportunidade de escolher sair do buraco do banzo, de desembraquecer tua mente, teu corpo… Aquele papo tosco motivacional “ só basta você querer melhorar pra melhorar” — completamente sem axé realmente não ajuda em nada, nem direciona o teu corpo preto a se mobilizar, bate e volta.

Mas a vontade é a manifestação inconsciente (apesar de percebida conscientemente) do nosso poder de realização, do nosso axé, e axé é por o corpo pra jogo, por a nossa mandinga em equilíbrio com a do mundo e a primeira forma direta de se comunicar com o espaço é a partir do ar.

--

--