Revolução é sobre terra

Mariah Vianna
revistaokoto
Published in
2 min readSep 8, 2022

Nós sabemos o quanto consumo está relacionado com emoção, mas o consumir ou deixar de consumir também está relacionado com propósito. Nosso povo precisa ter a visão nítida de como investir seus recursos em coisas que dêem retorno financeiro, não em coisas materiais momentâneas, que logo acabam e geram nova necessidade de consumo.

Por Diego Nunes

Revolução é sobre terra. Precisamos de terras onde possamos produzir nossos bens de consumo e onde possamos construir casas para nossa comunidade. Como nosso povo foi roubado, mal temos onde morar, quem dirá, temos terras para produzir. Então, esse deve ser um de nossos propósitos, comprar terras para que possamos construir a nossa autonomia.

E, para alcançar esse propósito, precisamos deixar de gastar nossos recursos financeiros por emoção, temos que, muitas vezes, abrir mão da cervejinha depois do trabalho, de comprar a roupa ou o tênis da moda. Economia também é sobre abdicar e definir prioridades. Se temos esse propósito e poucos recursos, precisamos ser conscientes e persistentes, percorrendo o caminho necessário para alcançá-lo.

Não é sobre deixar de viver, mas sobre viver em acordo com o propósito. Buscando administrar os recursos da melhor forma para que o o propósito não seja um sonho distante, mas algo a se conquistar a curto e médio prazo. E, como não somos sós, fazemos parte de uma comunidade, nossa vida e nossos gastos devem estar alinhados com as necessidades e desejos de toda comunidade. E toda comunidade precisa de terra como premissa básica para se construir.

--

--