Rio do caos

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
3 min readMar 29, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

Não entendo quem quer resultados diferentes mas ainda continua repetindo os mesmos padrões de comportamento.

Na matemática/física e em outras áreas há a teoria do caos, ela se baseia no principio de que se conhecermos perfeitamente as condições iniciais de um sistema, podemos prever seu comportamento futuro, porém se houver uma mudança, mesmo que pequena nas condições iniciais do mesmo sistema, os resultados à longo prazo serão imprevisíveis e bem diferentes. Essas interferências, mudanças, enfim, esse fator determinante que muda a lógica de um sistema, eles chamam de caos.

Só jogar no google aí o significado de caos pela física que você vai encontrar:

“comportamento de um sistema dinâmico que evolui no tempo, de acordo com uma lei determinista, e é regido por equações cujas soluções são extremamente sensíveis às condições iniciais, de modo que pequenas diferenças acarretarão estados posteriores extremamente diferentes”

Então, como você quer obter resultado diferente se suas condições iniciais, seu ponto de partida ainda é o mesmo?

O caos não é necessariamente ruim, a mudança não é necessariamente ruim, ela pode até doer, mas às vezes vem para trazer a ordem.

Agora olhando pro povo preto, pega as coisas que não deram certo, como a integração, tu vai querer repetir o mesmo padrão de comportamento que já tá mais que provado que o resultado é sempre o mesmo? Ou tu vai buscar uma mudança na condição inicial? Tu vai buscar o caos pra restabelecer a ordem pro nosso povo?

Uma interpretação livre minha é que essa mudança na condição inicial aí vem pelas crianças. Ora, se começarmos a inserir nossas crianças num ambiente longe de toda bobajada branka, com alimentação boa, e pautado pela pretagogia e na reação à ação do outro, muito provavelmente os resultados obtidos por elas serão diferente do nosso, teremos menos entregacionistas entre nós e mais pessoas preocupadas em olhar e viver em comunidade e fazendo o que for necessário para defendê-la.

É difícil para alguém com 27 anos, como eu, mudar completamente os padrões de comportamento, pois muito deles já estão viciados. Eu disse difícil, mas não impossível, to aí na caminhada, muito embora eu tenha consciência que até ao final de minha vida, talvez não terei conseguido me livrar de toda negrescagem que foi entranhada, mas como a vida é baseada em ciclos, no início desse ciclo, eu me propus a não reproduzir comportamentos nocivos à mim e a minha comunidade. Volto a repetir que é dificil, mas de acordo com a teoria do caos, uma mudança pequenina pode geral resultados enormes ~ o bater de asas de uma borboleta no Japão pode causar um furacão nas Américas ~. Então mesmo que seja um ou dois comportamentos zoados que eu realmente consiga não reproduzir daqui pra frente, causará impactos no futuro.

Tendo dito tudo isso, te pergunto, vai continuar reproduzindo os mesmos comportamentos nocivos à você e a sua comunidade ou vai buscar o caos, a mudança, para que seja restabelecida a ordem?

--

--