Bomani Gus
revistaokoto
Published in
2 min readNov 4, 2021

--

Sacrificio

Sacrificio quando é feito ja esperando algo em troca, fica sem efeito. Fica sem asé.

Ja ouviu falar ou conhecem aquele causo de quando se vai matar uma galinha e o sujeito esta com dó, ela não morre de primeira instância. Agoniza, e da trabalho pra morrer.

É porque o sujeito estava preucupando com qualquer outra questão, se ele ia ter coragem ou não, se ele ia se sujar, se agalinha ia sofre, se ela ia chorar. Tava preucupado com uma infinidade de coisas e não com a real importância daquele ato.

Realizar um “ sacrificio” sem o real comprometimento com a situação, sem a real conexão com a parada se torna algo vazio, fica ruim, fica feio.

Tanto quanto a palavra, as ações, o movimento tem que ter asé. Não se pode realizar nada em prol de alguem como individuo ou de uma comunidade como um todo, esperando algo em troca. Só de voce fazer esperando o minimo de reconhehimento possivel ja esta matando todo asé da parada. Muitos ate conseguem fazer algo ali ou acolá mas nao fica solido. O primeiro que chegar, muitas vezes brankk, elogiando, te paparicando vai tomar e destruir tudo que voce chegou a criar. Tu tinha até uma boa intenção no inicio, so que devido a falta daquele reconhecimento que nunca chegou, fez você ficar carente de bajulação e te deixou vuneravel. Contudo o seu sacrifico foi em vão, nao valeu de nada.

Não se olha pra traz em sacrificio. Nao se faz um ebó ja pensando na data de ir la cobrar e jogar na cara o que tu fez .
Nao espere ganhar algo pra si quando se faz o bem pro coletivo. Se o coletivo não ganha, o individuo nao deve comemorar.

O tempo e comunidade ensina que se for pra saciar a fome e a sede da família, se faz o que tiver que ser feito.
A galinha não nem senti o que á atingiu.
E depois de feito, ta feito. Ja era.

Arte: Iza Oliveira

--

--