Se é pra cuidar, que seja dos meus!

Nicole Reis
2 min readJul 28, 2018

--

Não, não é egoísmo da minha parte cuidar do que é meu! Sabe ubuntu? “Sou porque nós somos”? Então, o lance é saber que não basta eu ser ou estar se os meus não são ou não estão!

Fonte: https://www.instagram.com/afronaz_kauberdianuz/?hl=pt-br

O que adianta eu me formar, adquirir/consumir o saber branco e cuidar de brancos?

“Algo de errado não está certo!”

Nos ensinaram que pretos foram feitos pra servir e cuidar! Que é trabalho digno, melhor que roubar e matar. E a gente acredita. Faz parte do processo da escravidão! A manutenção de preto cuidando de brancos!

Eles dizem que nossos conhecimentos não valem de nada, que temos que fazer faculdade, nos colocam na cabeça que se cuidar é frescura!

Nos tiram dinheiro para que não gastemos com nosso bem estar! E em troca, mandam a gente cuidar deles, cuidar das crianças(babá), fazer comida gostosa e saudável(empregada doméstica) e ficar com o pai velho pra que eles possam viajar(cuidadoras)!

E assim, tudo se mantém! Porque cuidando deles, gente não se cuida! A gente morre, sobrevive, mas não vive!

Sim, a morte pode não ser por bala, mas é a morte! É pelo fator emocional, físico e psicológico! É entender que é tão morte quanto, porque vive-se para o outro, para satisfazê-lo, para a felicidade dele! E a gente?!

Sabe a música do Emicida “Boa esperanca” (https://m.youtube.com/watch?v=AauVal4ODbE)?

Então, que sejamos a boa esperança do/para o nosso povo!

“Por mais que você corra irmão
Pra sua guerra vão nem se lixar
Esse é o xis da questão
Já viu eles chorar pela cor do orixá?
E os camburão o que são?
Negreiros a retraficar
Favela ainda é senzala jão
Bomba relógio prestes a estourar”
(Trecho da música “Boa esperança”, do Emicida)

--

--