Se apresenta, o Rei Leão

Ayédùn
revistaokoto
Published in
2 min readSep 6, 2022

Quando nasci fui considerado um incapaz. Por ter uma deficiência que me dificultava andar, diziam que eu não passaria de um peso morto pro meu pai Naré Maghann Konaté, rei do povo Mandika, e para meus irmãos.

Na minha juventude vi meu povo sofrer vários ataques, muito deles liderados por Soumaoro Kanté, que por fim matou meus irmãos e meu pai. Naquela época não se preocuparam comigo, me deixaram vivo, até porque sem andar, que perigo ofereceria pra eles?

Um tempo se passou, e a falta de um líder para reerguer nossa comunidade ficava cada dia mais pesada. Foi então que num dia, um dos nossos anciãos, aquele considerado e reverenciado por sua ligação com os espíritos, veio até mim e pediu que me levantasse. Disse pra ele que isso não era possível. Ele me pediu mais uma vez que me levantasse. Lembro de ter olhado pra ele, sem entender onde ele queria chegar com aquilo.

“Se levante, meu rei”. Eu só conseguia pensar que aquele velho estava ficando louco, mas então, quando ele colocou seu bastão na minha frente, pra que eu pudesse me apoiar, tentei fazer o que ele pedia.

Sem acreditar, quando dei por mim, estava de pé.

Depois disso, aos poucos, comecei a treinar, me fortalecer, e me preparar para assumir o meu lugar de líder da comunidade.
Cresci, me tornei um homem saudável, forte, e mais do que capaz de levar o meu povo à diante.

Anos se passaram, e depois de todas as minhas ações pra reerguer os meus, nomeei o Império o território do Mali. Território rico e próspero em todas as relações, desde às comerciais até às políticas.

Muita coisa continuou acontecendo na minha vida, uma vida que começou parecendo não ter valor nenhum, deu a mim e aos meus descendentes o reconhecimento de homens grandiosos, dignos de serem lembrados e venerados em todas as gerações futuras.

Por Vitoria Camilly

Eu sou Sundiata Keita, o Rei Leão.

Lembrem-se dos seus ancestrais!

--

--