Seja como meu avô

Grazi Lima
revistaokoto
Published in
4 min readMar 18, 2021

Durante os meses em que passei pelo processo do Entendendo, tive a oportunidade de ler textos incríveis. Toda semana, líamos textos e trocávamos ideias sobre eles. Dentre os textos maravilhosos que li, um deles, em especial, me chamou a atenção. Me chamou a atenção não só pelo conteúdo em si, mas por perceber que o texto tinha tudo a ver com a pessoa mais importante da minha vida: meu avô. Foi um texto do Taiwo. Um texto sobre Tempo, Poder e Dinheiro.

E durante as trocas de ideias, quando ainda estava no processo do Entendendo, falei sobre esse texto e compartilhei com a galera as razões pelas quais o texto lembrava meu avô. E acho que vale a pena compartilhar aqui também.

Talvez vocês estejam se perguntando de que forma o tempo, o poder e o dinheiro podem estar relacionados ao meu vô. Mas explicarei tudo a vocês, por partes.

Primeiramente, vamos ao tempo. O meu avô tinha um tênis, pasmem vocês, com 20 anos de duração. É isso mesmo que vocês acabaram de ler. O tênis estava com ele há papo de 20 anos! E ele costumava dizer para os filhos e netos: “As coisas de vocês não duram nada. O meu tênis tem 20 anos!”.

Mas por que será que o tênis do meu avô durou tanto? A resposta é simples: foi graças ao tempo dedicado ao tênis.

Todos dias, meu avô separava um tempo para cuidar do tênis. Passava um pano molhado, depois um pano seco e guardava sempre num lugar específico. Era um tempo diário de dedicação. E como sabemos bem, tempo é sobre reciprocidade.

Isso quer dizer que o tempo deu de presente 20 anos de duração em resposta a todos os minutos de cuidado que o meu avô dedicou ao seu tênis.

O tempo dedicado a algo, de forma comprometida, faz com que o tempo lhe devolva de presente o que ele tem de melhor: mais tempo.

Houve um período em que meu vô trabalhou em um hospital. E ele chegava no trabalho com 2 horas de antecedência. E eu lembro que ele me contava sobre o nervosismo das pessoas dentro do ônibus. As pessoas estavam sempre atrasadas. E ele era o único que estava sempre tranquilo. Uma vez, no ônibus, uma moça, que estava atrasada para ir ao trabalho, reclamou da lentidão do motorista. “Esse motorista tá muito lerdo. Vou chegar atrasada por culpa dele”. E meu avô respondeu: “Você vai se atrasar por culpa sua, não do motorista. Saia mais cedo de casa”. Meu avô era maravilhoso né, gente?

Enquanto uns dizem que não tem tempo para nada, outros sempre conseguem arrumar tempo para tudo. E as pessoas não entendiam como meu avô arrumava tempo para tudo. E é simples. Ele tinha dedicação, compromisso, responsabilidade e cuidado com o tempo. E repetindo o que disse anteriormente, o tempo dedicado a algo, de forma comprometida, faz com que o tempo lhe devolva de presente o que ele tem de melhor: mais tempo. O tempo só tem tempo para quem tem tempo para ele.

E o meu avô, seu Walter, ao qual eu chamava orgulhosamente de Pai, foi um homem que cuidou muito do tempo dele. Para o meu Pai Walter, cada minutinho era precioso e valioso demais e, por essa razão, não poderia ser desperdiçado.

Os próximos tópicos são: Dinheiro e Poder.

O meu avô sabia consertar todo tipo de eletrodoméstico. Na verdade, até avião, mas isso é uma longa história. Foquemos nos eletrodomésticos. Meu avô sabia consertar geladeira, ventilador, ferro de passar, fogão e por aí vai.

Como não tínhamos dinheiro para ter um espaço, meu avô consertava os aparelhos no quintal de casa mesmo. Lembro que o nosso quintal era lotado de geladeiras e ventiladores. E embora naquela época houvessem muitas lojas de consertos de eletrodomésticos pelo bairro, a maior parte das pessoas preferia consertar seus aparelhos quebrados com o meu avô.

Vocês conseguem pensar por qual razão as pessoas abriam mão de ir a uma loja com toda infraestrutura e preferiam consertar no nosso quintal? Porque o meu avô era o único que sabia resolver qualquer problema existente em um aparelho eletrodoméstico. Qualquer geladeira ou ventilador, por mais antigo ou caindo aos pedaços que estivesse, sempre saía do nosso quintal funcionando direitinho.

Os donos das lojas de consertos de aparelhos eletrodomésticos, não conseguiam solucionar problemas, mas o meu avô conseguia. E é por isso que as pessoas iam até ele. E é por isso também que o dinheiro ia parar nas mãos dele. Porque como o Taiwo sempre fala: “poder é sobre realização”. E no final das contas, por mais que não tivéssemos dinheiro, o poder do meu avô de realizar o conserto dos eletrodomésticos fazia com que o dinheiro fosse em sua direção. E mais uma vez, isso vai de encontro ao que o Taiwo fala no texto sobre o Poder ser mais importante que o dinheiro, porque como ele mesmo diz é o poder que determina para onde o dinheiro vai. E como o meu avô tinha o Poder de realizar o conserto das coisas, o dinheiro ia parar nas suas mãos.

Quando crescer quero ser igual ao meu avô. Seja como meu avô. Cuide do seu tempo e lute por Poder e o dinheiro virá até você.

--

--