Sejamos a solução
Conforme fui lendo e entendendo um pouco mais sobre comunidade, eu assumi um compromisso comigo de não levar problemas pra comunidade, de não ser um problema.
Isso tem muito a ver com com a autonomia que no fundo eu sempre tive. Houve uma época morando na capital de SP que fiquei sem dinheiro e tive que pedir para meus pais, que me ajudaram.
Num outro momento eu estava com o bonde lindo que vocês amam odiar e eu não estava muito bem do estômago, aí eu achei que iria desmaiar e verbalizei, a Thabata fez uma cara de preocupação e rapidamente eu disse que ficaria tudo bem e continuei o que estava fazendo.
Sempre que lembro desses episódios eu me envergonho, tenho pavor de ser um problema pras pessoas principalmente as que se importam comigo. Eu detesto ser um problema.
É evidente que nem sempre estamos bem, mas se criou uma moda de pessoas negras direcionarem suas dores, frustrações, tristezas, problemas e ódio contra a própria comunidade muitas vezes não tendo nunca contribuído com a comunidade ou a pessoa a quem se direciona.
Nossa autonomia começa quando decidimos fazer o nosso melhor para não levar bo para os outros, pois tem gente que se sentirá muito mal por você estar mal e temos sempre que evitar estragar o dia de alguém, evitar abaixar a energia de alguém que muitas vezes está dando seu melhor pela comunidade e aí chega a gente querendo mais.
Façamos o nosso melhor para não sermos um problema.
Cuide de nós, menos umbigo e mais Ujima!