"Seu dia 17 de agosto foi real ou uma farça?"

Samuel Elias
revistaokoto
Published in
2 min readSep 2, 2021

--

Lembra do dia 20 de novembro quando os oportunistas tudo pegam pra falar de orgulho preto e tal?

Dia 17 de agosto foi o mesmo esquema, aniversário de 101 anos da Bandeira RBG e memória dos 134 anos do Honorável Marcus Garvey, a gente dá um giro na internet e vê um monte postando sobre e os carai, vc deve tá se perguntando, na internet?

Sim!
Porque esse povo só sabe atuar lá e dificilmente trazem soluções que apontam os b’rancos como inimigos da nossa liberdade.

A galera tudo eufórica saudando Garvey e a bandeira RBG, fazendo Live pra falar sobre seus feitos, tudo fogo de palha que 24hs depois se apaga, não sobra nem cinzas pra contar a história.

Uma reflexão que rolou no Òkótó sobre esse dia foi:

“ Se a gente saísse na rua agora e encontrasse o Honorável Marcus Garvey — ou mesmo o grande Malcolm X — ali na esquina, o que você acha que ele te diria? ele te parabenizaria tanto pelo que você está dizendo quanto pelo que você vem fazendo? se ele pedisse para ir até sua organização e vê-la, você teria o que mostrar e teria do que se orgulhar? diante do que tu faz, Garvey teria alegria? diante do que tu vem sendo, Garvey te felicitaria?”

Por Acácio Òkòtó

As celebrações, honrarias e memória a Garvey, a RBG, e tantos outros nomes que deram tudo que tinham pra que pudessemos chegar até aqui, começa bem antes do dia, com entregas concretas e depois do dia da celebração o trabalho continua, sem aquela parada de festa fantasia que a pessoa só usa em datas comemorativas.

E como Taiwo sempre fala, “ envolvimento sem comprometimento é oportunismo”.

Não tem como a gente ser nós por nós e continuarmos com pensamentos e ações de colonizados, um vai ter que m4t@r o outro todo dia, até que só tenha espaço pra um reinar.

Um pensamento revolucionário, de emancipação e autonomia vai contra qualquer tipo de integração com os inimigos da nossa liberdade, essa parada de destruir o sistema por dentro é papo de maluco, uma ilusão que no fundo, todos nós sabemos que não vai dar certo, não é assim que funciona.

Pensamentos e ações revolucionárias destroem g0vern05, e isso causa a necessidade de estarmos organizados pra lidar com as consequências dessas ações, pra isso precisamos estar dispostos a botar na mesa, uma parcela do nosso tempo, nosso dinheiro, nossas habilidades, deixar de lado algumas ações, hábitos, desejos, vontades, e dinovo vamos esbarrar nas questões do certo e errado, bom e ruim rs, tudo depende do nosso objetivo, oque a gente tá buscando, esse sim vai ser o medidor se estamos fazendo certo ou errado, bom ou ruim.

--

--