Sincretismo alienação espiritual

Ericles Ìjìlodò
revistaokoto
Published in
2 min readMay 3, 2021
Por: Iza Oliveira

Para que o culto aos Òrìṣà continuasse vivo tivemos que assimilar com a cultura judaica cristã perdendo nossas características de culto, adotando os modo de tratamento, vestimentas, alguns cultos e também igualando os Òrìṣà aos santos católicos isso continua até hoje.

Aparentemente as pessoas não querem dissociar os òrìṣà do cristianismo, enquanto não entendermos o mal que faz ao nosso povo vamos perdendo cada vez mais nossa identidade, se engana muito quem acha que isso influencia somente na fé mais isso molda todo um povo, o primeiro passo para escravizar um povo e falar que seu Deus é falso apresentando o “salvador” que os controlará.

Dos poucos dos nossos que ainda se mantém devotos das divindades seja Òrìṣà, Vodoon ou N’kisi a maioria flerta com o cristianismo o que nos mantém reféns da “moral” cristã.

Claro que temos que entender que essa foi a maneira que nossos ancestrais acharam de manter o culto vivo, e que muitos querem usar de muleta até hoje, talvez seja porque realmente eles acreditam naquilo né? De que santo de casa não faz milagre .

O sincretismo religioso é uma das maneiras que nos mantém escravos dos brancos, infiltrando nas nossas crenças, trazendo isto para dentro dos nossos terreiros.

Vejo ainda hoje pretos que dizem ter consciência racial assimilando Òrìṣà aos ditos santos católicos:

Ògún a são jorge

Iyemonja a nossa senhora dos navegantes

Osun a nossa senhora aparecida

Oya a santa bárbara

Obaluaiye a são lázaro

Obàtálá a cristo e muitos outros Òrìṣà, sem falar que as pessoas acham que òrìṣà são como signos dos zodíacos “A porque você é de osun e osun isso e osun aquiloo” dando muitas vezes conotações aos Òrìṣà que nem sequer tiveram.

Toda vez que comparamos ÒGÚN com sao jorge estamos descaracterizando e inferiorizando nossas divindades e o nosso culto cada vez mais!

O que cristo fez por você ? ou melhor, o que cristo fez pelo seu povo?!

--

--