Sobre exemplos

Ayédùn
revistaokoto
Published in
2 min readMay 18, 2022

Um bagulho que tem me pegado esses dias é pensar sobre o exemplo. O exemplo que os mais velhos dão pra gente, e o exemplo que a gente trilha pra ser, ou já tá sendo.

Arte: Vitória Camilly

O lance da postura tem casado muito com isso do exemplo pra mim. Já tive vários exemplos no papo, pra ser, fazer isso ou aquilo, mas muitos deles não sustentaram quando alguma encruza bateu na porta. Isso me desmotivou por várias vezes, pq tu vai ali, seguindo os passos de alguém que vc vê com muito respeito, e aí rola umas escorregada, que viram outra, e outra e outra, até que tu vê que o bagulho era só papo, pose.

Mas enfim, a vida é sobre isso aí, de ir vendo os caminhos, e se fazendo sobre eles.

O rolê do exemplo que queria falar é também do quanto ele motiva, do quanto ele inspira. É aquela prova viva sabe, que faz físico várias paradas que tu tem só na ideia, saca?

Um dos exemplos que tenho seguido de várias pessoas que tenho como referência, é o de cuidar do corpo. Seja com alimentação, exercícios, postura mesmo no andar. E tô cada dia tentando me construir em cima disso.

Eu sempre tive exemplos desse rolê dentro de casa, minha família me deu um bom exemplo disso, os primo tudo atleta, e no shape. Mas por muito tempo eu não me liguei no sentido de tudo isso, pra além da estética que era o mais nítido, e agora tô me ligando, e isso tá fazendo toda a diferença.

Nisso tudo lembro de um papo do Garvey, quando ele fala que nossa vida é muito curta pra gente viver tudo, fazer tudo, as vezes a gente vai precisar da experiência do outro pra dar seguimento, aprender, o que a gente quer. E isso não é feito só com um exemplo, mais vários. É um movimento constante, em comunidade, que sempre se atualiza, porque você cria dentro de si demandas novas a partir do que alguém fez.

--

--